O Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), representativo das entidades de classe do setor produtor industrial da cana-de-açúcar, de açúcar, etanol e bioeletricidade, protocolou ofício em 27/05 na qual pede à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para permitir que as distribuidoras encaminhem etanol diretamente aos postos sem passar pelas base de distribuição.
Para fazer isso, as distribuidoras devem utilizar as notas fiscais eletrônicas, imprimindo assim uma agilização no processo de disponibilização do combustível ao consumidor.
A medida, segundo o documento do Fórum, assinado por seu presidente, André Rocha, agiliza a oferta do biocombustível tendo em vista a greve dos caminhoneiros de âmbito nacional, com impactos negativos no abastecimento de produtos em praticamente todas as áreas da
economia, especialmente no suprimento de combustíveis. O documento foi protocolado quando a greve ainda era oficialmente realizada no país.
O Fórum lembra também que as unidades produtoras que dispõem de bombas para abastecimento poderão atender à população necessitada em caso de excepcional emergência.
No documento à ANP, endereçado a Décio Oddone da Costa, superintendente da Agência, o Fórum pede que sejam “flexibilizados procedimentos do sistema de comercialização e da distribuição de combustíveis, especialmente aqueles referentes ao etanol combustível, onde seja permitido que as Cias. Distribuidoras possam vender o etanol hidratado retirando o produto das unidades produtoras e encaminha-lo diretamente aos postos de revenda, sem ter que passar nas bases de distribuição.”
Clique aqui e acesse o documento do Fórum na íntegra.