JornalCana

Consumo sobe e etanol dispara na usina em SP

Os preços do etanol hidratado, que abastece diretamente os veículos, tiveram forte alta na última semana nas usinas em São Paulo, puxados por um consumo maior nos postos de combustíveis. O indicador semanal Cepea/Esalq para o biocombustível fechou em alta de 2%, a R$ 1,2574 o litro.

De acordo com Miriam Bacchi, pesquisadora do Cepea, o que ocorreu é que o preço do etanol na bomba de combustível em São Paulo recuou nas últimas semanas, tornando-o novamente competitivo em relação à gasolina. “Com isso, o número de negócios entre distribuidoras e usinas aumentou muito e os preços tiveram essa forte reação”, diz. Além disso, afirma ela, há a própria desaceleração da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul, que vem reduzindo a oferta do produto na indústria.

Em relatório divulgado na última quarta-feira, a União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica) informou que 46 unidades produtoras já haviam encerrado a safra. Na primeira quinzena de outubro, a produção do etanol hidratado, segundo a Unica, foi 21% menor do que em igual quinzena de 2010.

Com a migração do consumo de gasolina para o hidratado nessa última semana, os preços do anidro (que é misturado à gasolina) ficaram praticamente estáveis. O indicador Cepea/Esalq para o produto teve leve baixa de 0,23%, a R$ 1,3790 o litro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram