Mercado

Consumo elevado e entressafra causam escassez de gasolina

O consumo elevado e a baixa produção de etanol anidro têm provocado o desabastecimento de gasolina em postos de Ribeirão Preto.

A escassez foi confirmada à Folha por proprietários de postos e instituições do setor. Segundo eles, o desabastecimento ocorre, principalmente, antes e depois do final de semana, quando aumenta a procura pelo combustível.

A Unica (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar) e a Petrobras negam o problema. O etanol anidro compõe 25% da gasolina e fechou a semana cotado a R$ 2,13 por litro nas usinas.

Ontem, o posto Santa Cruz, localizado na avenida Maurilio Biagi, ficou sem gasolina por quase toda manhã. Os funcionários do local afirmaram que a distribuidora racionou gasolina e prejudicou a oferta.

Na sexta-feira, a empresária Silvia Maria Donnabella Qui nhone ficou ao menos seis horas sem o combustível em um dos dois postos de sua propriedade. Para evitar o desabastecimento, ela aumentou de um para três os número de distribuidores com quem trabalha.

“As distribuidoras alegam que o que falta é etanol anidro. Mas eles não estavam preparados para a migração da gasolina. Foi uma soma de coisas”, disse.

Para o presidente do Sincopetro (sindicato que representa os postos), Oswaldo Manaia, a origem do problema pode estar na baixa oferta de etanol anidro. “As distribuidoras não estão encontrando e isso atrasa a oferta aos postos”.

Banner Revistas Mobile