Mercado

Consumo de fertilizantes projeta safra recorde

O consumo recorde de fertilizantes registrado no Brasil e no Rio Grande do Sul nos meses de julho e agosto é indicador de que a próxima safra também superará os números de 2010, segundo avalia o presidente do Sindicato da Indústria de Adubos do Rio Grande do Sul (SIARGS), Torvaldo Antonio Marzolla Filho. “As cotações favoráveis das principais commodities agrícolas no mercado mundial levam otimismo ao campo, fazendo com que sejam utilizados em maior escala insumos modernos como sementes certificadas, calcário, fertilizantes e defensivos, o que aumenta a produção e a produtividade e os ganhos da atividade”, resume.

De janeiro a agosto deste ano, as entregas das indústrias gaúchas de adubos ao consumidor final totalizaram a 1,876 milhão de toneladas, num incremento de 18,45% comparativamente às 1,583 milhão de toneladas de igual período de 2010.

Em nível nacional, o setor entregou 17,053 milhões de toneladas nos oito primeiros meses de 2011, num acréscimo de 25,6% em relação ao mesmo período do ano findo.

As perspectivas para o fechamento de 2011 são de que as entregas poderão atingir a 27,0 milhões de toneladas no país e a 3,3 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul, significando uma expansão de cerca de 10,13% e 6,45%, respectivamente, na comparação com o último ano, projeta o presidente do SIARGS.

O dirigente reconhece também que os preços dos fertilizantes seguem a tendência de alta das commodities agrícolas, no mercado internacional, porque, além de sua utilização na produção de alimentos, e de fibras (algodão, seda) para a fabricação de vestuário, também são essenciais para o cultivo de matérias-primas para a geração de energia, como cana de açúcar, soja, pinhão manso, mamona, canola, etc.

As informações são do Sindicato da Indústria de Adubos do Rio Grande do Sul (SIARGS).

Banner Revistas Mobile