JornalCana

Consumo de etanol supera oferta nos EUA

A quebra na produção de milho já faz efeitos sobre a oferta de etanol nos Estados Unidos. A produção norte-americana de julho recuou para 4,2 bilhões de litros, a menor nos últimos 28 meses.

Com a oferta menor, os norte-americanos aceleram as importações, que somaram 162 milhões de litros em julho, o maior volume mensal em 45 meses.

A demanda interna se mantém em 4,4 bilhões de litros por mês, mas produção e importação já não são suficientes para cobrir esse volume. Há quatro meses que há deficit entre oferta e demanda. De abril a julho, o consumo superou em 410 milhões de litros a oferta.

Os dados são do Usda (Departamento de Agricultura dos EUA), que mostra que os estoques disponíveis são suficientes para 23 dias de consumo. No início do ano, podiam abastecer 26 dias.

Oferta menor e preços mais elevados do milho vão derrubar o consumo das usinas para 114 milhões de toneladas do cereal nesta safra 2012/13. No ano passado, foram 127 milhões.

A oferta menor desse combustível fez os norte-americanos elevar as importações, principalmente do Brasil.

Além de produção menor, os norte-americanos elevam as compras do Brasil porque o etanol de cana é mais avançado e mais limpo do que o de milho, cumprindo mais o papel de combustível alternativo à gasolina.

As exigências cada vez maiores de alguns Estados norte-americanos por um combustível limpo farão com que as exportações brasileiras subam para 2,8 bilhões de litros nesta safra.

Mais tarde A safra paulista de cana-de-açúcar terminará mais tarde neste ano. Grande parte das usinas ainda estará em ritmo de colheita durante a primeira quinzena de dezembro, afirma Antonio de Padua Rodrigues, da Unica.

Menor Um número que indica esse atraso é o total de empresas que já encerraram as atividades neste ano, diz ele. Até agora, apenas 13 unidades deixaram de colher, ante 51 no mesmo período do ano passado.

Prioridade A SLC Agrícola, um das principais empresas do setor, aposta forte na soja. Vai semear 151 mil hectares com a oleaginosa, 32% mais do que em 2011.

ESTANHO

-3,04%

Ontem, em Londres

ZINCO

-1,56%

Ontem, em Londres

Bem-estar de suínos virá com custo

Os suinocultores brasileiros devem se preparar para novos custos no setor no médio prazo. Entram em vigor nos próximos meses medidas que levam em consideração o bem-estar dos animais na Europa, principalmente das fêmeas com filhotes.

Inicialmente essa medida não tem muito a ver com a produção brasileira, mas aos poucos passa a ser uma exigência do próprio mercado internacional, à qual o Brasil terá de se adaptar.

Pedro Camargo Neto, presidente da Abipecs (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína), diz que essas normas não estão incluídas na OMC (Organização Mundial do Comércio), mas com o tempo passam a ser barreiras dos importadores.

Internamente, o mercado de suínos voltou a animar o setor. O preço da arroba se recupera e supera em 20% o de há um mês. As negociações atuais ocorrem a R$ 63 por arroba no mercado paulista.

“O mercado virou”, segundo Pedro Camargo Neto, presidente da Abipecs (associação do setor). E, mais uma vez, o impulso vem do mercado interno, segundo ele.

O cenário é bom, principalmente devido às vendas sazonais de fim de ano.

Combustíveis

Álcool mantém queda em postos de São Paulo

O preço do etanol voltou a cair nos postos de abastecimento de São Paulo, mas o ritmo de queda não acompanha o registrado nas usinas. A queda foi de 0,5% na semana e o combustível está estável em 30 dias em São Paulo. Nas usinas, o anidro acumula queda de 5% em 30 dias.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram