JornalCana

Consumo de etanol recua em novembro

O consumo de etanol hidratado em Minas Gerais, após altas consecutivas nos últimos nove meses, retraiu 28,52% em novembro, quando comparado com outubro. A correção dos preços do etanol, a aproximação do fim da safra e a crise econômica nacional são fatores que justificam a queda.

Mesmo com a retração mensal, o consumo de etanol hidratado em Minas Gerais será recorde no ano. De janeiro a novembro, foi registrado incremento de 160,4% na demanda pelo biocombustível.

Ao longo do ano, a maior competitividade nos preços do etanol frente à gasolina foi conquistada após a redução de 19% para 14% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e dos reajustes nos preços do combustível fóssil. Com isso, o consumo foi estimulado.

Em novembro foram consumidos em Minas Gerais 146,4 milhões de litros de etanol hidratado, queda de 28,52% quando comparado ao consumo de 204,8 milhões de litros em outubro. Na comparação com novembro de 2014, o aumento ficou em 78,9%, já que no período o consumo foi de 67,4 milhões de litros.

De janeiro a novembro, a comercialização do biocombustível no Estado já somou 1,623 bilhão de litros, incremento de 160% quando confrontado com o volume demandado em igual intervalo do ano anterior.

Segundo o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos, a queda no consumo em novembro já era esperado.

A participação do etanol no mercado de combustíveis do ciclo Otto (etanol e gasolina) chegou a alcançar 30% de participação em setembro deste ano, a participação caiu para 24% em novembro e poderá cair ainda mais nos próximos meses até o início da próxima safra, que deve acontecer entre março e abril de 2016.

A paridade entre os preços do etanol e da gasolina encerrou novembro entre 73% e 74%, em outubro o índice estava em 65%. O mínimo foi alcançado em setembro, quando a relação estava em 65%.

“Os preços atuais pagos pelo etanol são suficientes para garantir rentabilidade aos produtores, porém, são poucas as usinas que estavam capitalizadas e conseguiram ajustar os estoques para comercializar no momento atual. Por isso, a retomada dos investimentos no setor ainda não acontecerá”, explicou Campos.

O litro do etanol hidratado é negociado nas usinas em torno de R$ 1,60, sem impostos, o que garante margem ao produtor. O menor preço praticado em Minas Gerais, ao longo de 2015, foi de R$ 1,17, em agosto.

Ainda segundo Campos, a safra 2015/16 mineira de cana-de-açúcar caminha para ser recorde. Até o momento, foram esmagadas 62,5 milhões de toneladas de cana, mas o volume poderá alcançar 64 milhões de toneladas, já que 10 usinas ainda estão em funcionamento no Estado. A previsão inicial era esmagar 61 milhões de toneladas no período.

A produção de etanol total deve alcançar 3 bilhões de litros, deste volume 1,9 bilhão será de hidratado e 1,1 bilhão de etanol anidro.

Fonte: (Diário do Comércio)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram