JornalCana

Consumo de energia recua 1,9% nos primeiros 15 dias de fevereiro

eneOs dados são preliminares, foram coletados entre os dias 1º e 16 de fevereiro, e apontam queda no consumo (-1,9%) e na geração (-1,4%) de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2015.

As informações são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Até a terceira semana de fevereiro, a produção das usinas do Sistema Interligado Nacional (SIN) alcançou 64.261 MW médios de energia. Desse montante, as usinas hidráulicas foram responsáveis por 50.689 MW médios, aumento de 6,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

A representatividade da fonte hidráulica, em relação a toda energia gerada no país, foi de 78,9%, índice 6,1 pontos percentuais superior ao registrado no ano passado. As usinas eólicas voltaram a registrar aumento na produção com 2.434 MW médios, crescimento de 21,1% .

A análise do consumo de energia, que somou 61.543 MW médios, aponta redução de 0,5% no mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, e de 6,1% no mercado livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores.

Dentre os ramos de atividade industrial analisados pela CCEE, que considera dados dos autoprodutores, consumidores livres e especiais, houve alta no consumo do comércio (4,4%), além dos setores de alimentos (3,1%) e serviços (0,5%) devido a migração de clientes para o ambiente de contratação livre. Nos demais houve retração, com os segmentos de veículos (-20,9%), bebidas (-10,1%) e têxteis (-9%) apresentando as maiores baixas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram