JornalCana

Consumo de energia elétrica cresceu 3,5% no ano passado

Os setores residencial e de comércio e serviços foram os principais responsáveis pelo crescimento de 3,5% do consumo de energia em 2013, na comparação com o ano anterior, totalizando 463,7 mil gigawatts-hora (GWh), de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A taxa de crescimento é idêntica à registrada em 2012, na comparação com o consumo de energia em 2011.

Segundo a EPE, as residências consumiram 124,8 mil GWh em 2013, com alta de 6,1% em relação ao ano anterior. O resultado, informou a estatal, mostrou o “dinamismo significativo” do consumo residencial no Nordeste, onde a taxa de crescimento residencial alcançou 11,5%, totalizando 23,8 mil GWh.

Na mesma comparação, o setor de comércio e serviços apresentou um crescimento de 5,7%, totalizando 83,7 mil GWh. Segundo a EPE, o resultado refletiu a expansão do setor no Sudeste.

Já a indústria apresentou um crescimento tímido, de apenas 0,6%, do consumo de energia em 2013, alcançando 184,6 mil GWh. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nessa ordem, foram os três que registraram o maior crescimento do consumo de energia do setor em 2013.

“Os Estados do Paraná (4,6%) e Rio Grande do Sul (4,1%) se beneficiaram do aquecimento das atividades de refino de petróleo, produção de veículos automotores e de máquinas e equipamentos para o setor agrícola. Nesse cenário, a região Sul ofereceu a maior contribuição para o aumento do consumo industrial de energia na rede nacional em 2013”, disse a EPE, em relatório.

No documento, a estatal lembrou que o consumo industrial apresentou taxas de crescimento “bastante modestas” ao longo de todo o ano passado, refletindo a fraca atividade de setores eletrointensivos, como os de extração mineral e alguns segmentos da metalurgia.

Com relação ao mês de dezembro, o consumo de energia no país totalizou 39,6 mil GWh, com alta de 4,9% em relação a igual período de 2012. Nessa comparação, o setor de comércio e serviços apresentou a maior taxa de crescimento, de 7,1%, totalizando 7,6 mil GWh. Já o consumo de energia residencial cresceu 5,3%, atingindo 10,7 mil GWh.

O setor industrial registrou consumo de energia de 15,3 mil GWh em dezembro, apresentando crescimento de 3,1% ante o mesmo mês de 2012. Na série livre de influência sazonal, porém, houve recuo do consumo de 1,2%, na comparação com novembro de 2013.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram