JornalCana

Consumidor pode começar a pagar, neste ano, custo da geração térmica

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai analisar a partir desta semana algumas possibilidades para aliviar o impacto do uso das térmicas sobre as empresas do setor de energia.

Uma delas propõe antecipar para este ano a medida que prevê repasse, mês a mês, os gastos da geração dessa energia mais cara e poluente para o consumidor.

Hoje, esse acréscimo é repassado uma vez ao ano, no momento do reajuste tarifário, que é calculado pela Aneel para cada distribuidora do país em uma data específica. Essa data é determinada pelo contrato de cada empresa.

As usinas térmicas, que usam gás, carvão ou óleo combustível, por exemplo, são usadas como forma complementar à geração de energia no país, focada principalmente na geração hídrica.

Quando é necessário usar as térmicas, o consumidor acaba pagando por esse custo extra, mas não imediatamente.

Portanto, os consumidores pagam a geração térmica de forma parcelada, ao longo de um ano. O que exige que as distribuidoras paguem esses custos de antecipada, mas recebam dos consumidores o reembolso em pequenas doses.

Esse método vem sendo criticado pelas companhias do setor, que pregam não ter em caixa valores suficientes para pagar usos tão intensos dessas térmicas –como o feito neste ano, em razão da forte seca que baixou o nível dos reservatórios das hidrelétricas.

Bandeira

Nesta terça-feira (19) o diretor da agência, Romeu Rufino, disse que uma das possibilidades de resolver o impasse é antecipar o sistema de “bandeira tarifária”, para que comece a valer neste ano.

O sistema já estava previsto para entrar em fase de teste a partir de março, mas apenas em 2014 valeria de verdade.

Trata-se de um método para indicar e repassar, mensalmente, à conta de luz o custo adicional do acionamento das usinas termelétricas.

Desta forma, os valores cobrados pela energia passam a flutuar de acordo com a necessidade do uso dessas geradoras mais caras.

Além disso, nas contas enviadas a consumidores residenciais e industriais, deve ficar estampado um sinal nas cores verde, amarela ou vermelha.

Essa “bandeira” indicará se o gasto previsto com as térmicas no mês será nulo, pequeno ou alto.

A agência receberá contribuições das próprias empresas do setor para que seja feita uma alteração no método de repasse desses gatos para o consumidor.

Os outros modelos ainda não foram divulgados pela agência reguladora. De acordo com a assessoria de imprensa da Aneel, não há prazos para que essa decisão seja tomada.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram