JornalCana

Consultor de multinacionais faz palestra em Catanduva sobre gerenciamento do stress

Os desafios atuais enfrentados pelo setor sucroalcooleiro estão estressando muita gente, porém a adoção de diferentes hábitos e atitudes tem feito com que profissionais submetidos aos mesmos fatores de tensão, apresentem níveis distintos de stress.

“As mudanças nos negócios, carreira ou vida pessoal, ainda que positivas, contribuem enormemente para o aumento do stress”, afirma o consultor Darley Miranda, diretor do Instituto Holloz Consultores Associados, do Rio de Janeiro. “E, como as pessoas reagem de formas diferentes diante das mudanças, algumas estressam mais que outras”, completa.

Segundo ele, “o tema pode parecer irrelevante, mas se listarmos os problemas organizacionais decorrentes das alterações de desempenho que qualquer profissional tem quando está num nível de stress preocupante, perceberemos sua importância”.

Segundo Darley Miranda, “esquecimentos, baixa concentração, desatenção, irritabilidade, falta de foco, pré-disposição a conflitos interpessoais, indisposição para ouvir, são alguns sintomas de stress alto, cujos efeitos organizacionais se agravam sobremaneira quando aparecem naqueles que ocupam cargos de direção, gerência ou supervisão”. Para o consultor, “o mais crítico é que a competência para tomar decisões, principal atribuição desses cargos, fica completamente comprometida diante do alto nível de stress”. E, conclui, “dependendo da decisão, alguns milhões podem ser perdidos”.

Darley Miranda estará em Catanduva no próximo dia 7, fazendo uma palestra sobre “Gerenciamento do Stress”, na 131ª Reunião do GERHAI – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, que acontecerá das 9:00 as 13:00, na Usina Cerradinho. Desde 1989 atuando em educação executiva, Darley Miranda atualmente presta serviços para grandes grupos nacionais e multinacionais, tais como DuPont, Syngenta, Bayer, Rhodia, Merial, Siemens, Ericsson, Grupo Estado, Petrobrás, Santander e Caixa Econômica Federal, dentre outros. Mas, começou sua carreira de consultor independente em Lins, trabalhando na região para a Construtora Noroeste, Brasil 2000 e Calçados Klin, seus três primeiros clientes. Depois vieram a Destilaria Pioneiros, Arakaki, Alcoazul, Santa Adelaide, Barra e outras tantas, e durante vários anos ele atuou fortemente no setor sucroalcooleiro, em todo o Brasil. Em 1997 recebeu convite da American Management Association, a maior agência de treinamento gerencial do mundo, para integrar seu quadro de consultores e atuar no escritório brasileiro, recentemente inaugurado em São Paulo. De lá para cá, o perfil de seus clientes mudou bastante, passando a ser formado por grandes grupos empresariais, governos e entidades patronais, para os quais presta serviços de planejamento estratégico, desenvolvimento gerencial, coaching e formação de equipes. Ele se apresentará juntamente com o consultor José Renato das Neves, que é maestro e multi-instrumentista e tem utilizado a música em treinamentos empresariais para grandes grupos multinacionais, órgãos públicos e empresas nacionais. José Renato faz trilhas sonoras para teatro, dança e cinema (Castelo Rá-Tim-Bum e Bicho de Sete Cabeças). Cria e dirige projetos culturais, além de coordenar um centro de ensino musical. Tem dois cds gravados, um disco solo de música para relaxamento (Horizontes) e outro disco de música instrumental (Música de um Povo Imaginário) com o clarinetista Gustavo Barbosa Lima, com quem participa do Duo-Portal. Desenvolveu um conjunto de Dinâmicas Musicais que utiliza em seminários de Team Building e Team Work e outros programas de educação corporativa para várias empresas e organizações, tais como HSBC, Certegy, Bayer, TRT, Laboratórios Fleury, Reunidas Paulista, Unipaz, Naturi-Vida e Unilins, entre outras.

Durante o evento Darley Miranda trabalhará com os conceitos e ferramentas desenvolvidos pelo Dr. Richard H. Rahe, que é autor do “Brief Stress & Coping Inventory – Brief SCI”. E, José Renato das Neves, conduzirá algumas dinâmicas musicais especialmente desenvolvidas para o contexto empresarial e que, segundo ele, “têm o poder de reduzir imediatamente o nível de stress na medida em que contribui para que cada um se ouça melhor”. “O tema é oportuno inclusive para os profissionais de RH, que estão sendo fortemente pressionados para atender as demandas atuais de mão-de-obra qualificada e não estão conseguindo”, explicam os consultores. “Essa é a nossa cota de contribuição para melhorar o gerenciamento do stress, cujos fatores geradores não vão diminuir, podendo até aumentar”, concluem. Com essa iniciativa, o GERHAI fecha o ano “com chave do ouro”, trazendo mais uma vez para seus associados o que existe de melhor em termos de conhecimento no nosso país, sempre no sentido de contribuir para melhorar a gestão de recursos humanos e gerar desenvolvimento para o setor sucroalcooleiro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram