Mercado

Consultor dá dicas para recuperar rentabilidade do açúcar

img1659

Uma nova projeção de produção sucroalcooleira acaba de ser publicada pela Archer Consulting, que estima um volume de 508 milhões de toneladas para a safra 2012/2013 do Centro-Sul, divididos em 32,51 milhões de toneladas de açúcar e 21,2 bilhões de litros de etanol.

O trabalho divulga ainda que o custo de produção do anidro e do hidratado, atual é de R$ 1,1846 e 1,1372, por litro na usina, respectivamente e lembra que o mercado de açúcar em Nova York fechou mais uma semana em baixa. De acordo com Arnaldo Correa, gestor de risco da Archer Consulting, a rentabilidade do açúcar, apesar do dólar mais forte em relação ao real, está diminuindo. “Se a usina fizer o NDF do dólar (operação a termo para fixação futura da moeda, oferecida pelos principais bancos financiadores do setor) obteria um retorno médio de 15,5% sobre o custo de produção. Seria uma boa oportunidade”, avalia.

Ele lembra que as margens de contribuição do açúcar na exportação e do etanol no mercado interno estão se alinhando. “Isso quer dizer que estamos próximos do nível em que, para as usinas, começa a fazer sentido mudar o mix”, diz.

Banner Revistas Mobile