JornalCana

Consultor da BM&F participa de seminário do setor sucroalcooleiro

O consultor da área técnica de commodities da Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&F), Carlos Alberto Widonsck, foi um dos debatedores do seminário “Posicionamento Estratégico do Setor Sucroalcooleiro”, realizado no último final de semana em Ribeirão Preto, organizado por alunos de pós-graduação do Curso de Especialização em Comercialização de Commodities. O evento foi realizado no Hotel Sleep Inn, naquela cidade, onde são ministradas as aulas do curso de pós-graduação promovido pelo Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas ESALQ/USP, em parceria com a UDOP – Usinas e Destilarias do Oeste Paulista e a Canaoeste.

Os debatedores discutiram as novidades do setor com os palestrantes: Luiz Guilherme Zancaner, presidente da UDOP, que traçou o posicionamento estratégico do setor, Paulo Adalberto Zanetti, diretor executivo da ALCOPAR/SIALPAR/SIAPAR; João Carlos de Figueiredo Ferraz – Conselheiro e Representante da UNICA (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo); Maurílio Biagi Filho – Empresário, Cia. Energética Santa Elisa; e o empresário José Pessoa de Queiroz Bisneto – Empresário e Presidente do Grupo José Pessoa. Além de Widonsck participaram como debatedores: Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes, professora DEAS/ESALQ/USP; Carlos Murilo Pereira de Mello, Consulting Trader Adviser, Trader atuante no Setor Sucroalcooleiro; e Carlos Murilo Barros de Mello, vice-presidente do Banco Macquarie Brasil.

Widonsck destacou que a BM&F foi responsável em 2002 pela negociação de 30% da produção nacional de álcool, e que para este ano as expectativas são de que a procura por negócios na Bolsa seja superior, consolidando a BM&F como referência internacional nos negócios envolvendo o álcool.

Dados da BM&F demonstram um aumento de até 16% em dois anos no volume de contratos de álcool negociados pela Bolsa. Em 2000, primeiro ano de negócios com álcool na BM&F, foram negociados 53.963 contratos, passando para 67.527 contratos em 2001, e 62.896 contratos firmados no ano passado.

Com o aumento de negócios na BM&F, será possível criar um preço futuro que servirá de referência para os contratos de fornecimento entre usinas e distribuidoras, o que deverá representar também uma garantia de equidade nos preços durante a safra e entresafra. Além disso, segundo o consultor, a negociação do álcool na BM&F traz a garantia de proteção do preço do produto, bem como uma melhor visibilidade de mercado.

“Estamos fazendo uma parceria junto a Unica (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo) onde estudamos formas de financiamento do custo de estocagem do álcool, enfim, maneiras de implementar os negócios futuros”, finaliza. (UDOP de Notícias)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram