JornalCana

Construção de usinas térmicas fica bem abaixo das previsões

O Programa Prioritário de Termoeletricidade (PPT), lançado em 1999 para incentivar o aumento do gás natural na matriz energética brasileira, não chegará à metade da potência prevista. Segundo a Associação Brasileira dos Geradores Térmicos (Abraget), que reúne os investidores nas usinas, dos 15,5 mil megawatts (MW) projetados, apenas 6,8 mil MW sairão do papel.

De acordo com o levantamento da entidade, das 39 usinas previstas, 10 já estão concluídas e 13 em andamento. No entanto, 16 projetos foram suspensos por falta de contratos firmes para a compra da energia, diz o diretor da Abraget Xisto Vieira Filho. A própria Petrobrás, que é a maior investidora no setor, já informou que suspenderá alguns projetos de geração termoelétrica.

“Cadê o comprador? Não dá para fazer um investimento desses sem contrato bilateral de venda de energia”, diz o executivo. Para ele, a paralisia nos projetos pode criar o risco de déficit de energia a partir de 2004. “Não sabemos como o mercado vai se comportar. Se tivermos crescimento, vamos precisar de energia”, comentou.

Segundo Vieira Filho, o consumo de energia já chega aos níveis de 2000, antes do racionamento de energia de 2001. Em outubro, a Região Sudeste consumiu 26,4 mil MW médios, perto dos 27 mil MW médios registrados no mesmo mês em 2000. ( O Estado de S. Paulo)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram