JornalCana

Construção de usina mobiliza 3 mil operários

Até o final deste mês deve entrar em operação a ponte de serviço sobre o rio Uruguai, entre os municípios de Alpestre (RS) e Águas de Chapecó (SC). Com 310 metros de comprimento, a estrutura será usada na circulação de máquinas e caminhões que transportarão material utilizado na construção da Usina Foz do Chapecó, megaempreendimento de R$ 2,2 bilhões.

O movimento intenso de caminhões e equipamentos pesados ultrapassou a capacidade das balsas que fazem o serviço de transposição do rio. A ponte vai contribuir decisivamente na logística interna da obra. A primeira das quatro turbinas Francis entrará em funcionamento em agosto de 2010. No total, serão gerados 855 megawatts.

Segundo o prefeito de Alpestre, Valdir Zasso, o reservatório da usina ocupará uma área de 79,2 quilômetros quadrados. Com a formação do lago, a ponte de serviço ficará submersa, mas depois será construída uma travessia sobre a barragem, garantindo uma ligação importante entre o Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina, explica Zasso. Com aproximadamente 25% dos trabalhos concluídos, o canteiro de obras conta com 3 mil trabalhadores e 250 equipamentos. A energia será suficiente para atender a 25% do consumo de Santa Catarina.

A Foz do Chapecó Energia, empresa responsável pelo empreendimento, também desenvolve trabalho de salvamento de peixes. Após o resgate nas ensecadeiras instaladas no canteiro de obras, os peixes são pesados, classificados e devolvidos ao leito do rio Uruguai. Os dados obtidos contribuirão para a definição das medidas de conservação e repovoamento no futuro reservatório.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram