JornalCana

Conheça 4 formas de aumentar a fabricação e qualidade do açúcar

Goiasa, Raízen, Tereos e especialista veterano mostram como fazer

Com mercado favorável usinas precisam produzir mais açúcar com mais qualidade
É o momento de aumentar a fabricação e qualidade do açúcar. Usinas e grupos dão sinais constantes disso. A Tereos e a VLI, por exemplo inauguraram hoje, 16/11, dois armazéns de açúcar construídos nos terminais do Porto de Santos e na cidade de Guará (SP), frutos da parceria estabelecida pelas empresas, no valor de R$ 205 milhões. Com capacidade para 240 mil toneladas, os dois armazéns foram essenciais para apoiar o aumento estimado em 60% nas exportações da Tereos nesta safra, alcançando um volume de 1,15 milhão de toneladas de açúcar bruto.
DESTAQUE > Quais são os cuidados na fabricação de açúcar que aumentam a qualidade
O armazém localizado no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), ativo da VLI localizado em Santos, tem capacidade para armazenar 115 mil toneladas de açúcar bruto. O segundo armazém, também concluído nesta safra, situa-se no terminal de Guará, estrutura da VLI no interior de São Paulo, na região onde estão localizadas as unidades industriais da Tereos. A instalação tem capacidade para 125 mil toneladas, das quais 80 mil toneladas são destinadas à armazenagem de açúcar da Tereos.
De fato,  a quantidade de dinheiro investido e o volume de açúcar que esses galpões receberão são uma demonstração que justifica a fala de alguns especialistas de mercado de que os preços e a demanda do alimento seguem em alta e devem ditar o ritmos da safra 21/22. De modo que aumentar a fabricação e qualidade do açúcar é uma necessidade iminente das usinas. E para contribuir com o tema apresentamos a seguir 4 sugestões oferecidas por usinas e especialistas que colaboram com o crescimento e qualidade da produção.
1 – Excelência na cristalização

De acordo com Bruno Francisco, especialista de processos da Tereos, as boas práticas e alternativas para uma granagem de excelência são fundamentais para a qualidade do produto final. Além de mantê-lo competitivo e aceitável aos mercados mais exigentes.

2 – Processo deve aumentar qualidade do açúcar

Problemas na sulfitaçao e cozimento podem comprometer a qualidade do e o aumento da produção de açúcar, de modo que é preciso definir nem as resoluções que fazem parte do processo. É o que acredita Paulo Martins, gestor de produção da Usina Goiasa.

3 – Regressão linear traz vantagens na produção de açúcar

Javier Manuel Ibañez, engenheiro açucareiro na Sugar & Ethanol Consultants acredita que o método de regressão linear múltipla em usinas sucroenergéticas pode revolucionar a produção de açúcar, aumentando volume e qualidade.

4 – Fábrica pode ser eficiente sem perder qualidade

É possível manter eficiência de fábrica sem perder a qualidade. Basta focar nos cuidados com tratamento de caldo e evitar destruição de sacarose e/ou ganho de cor. Essa é a aposta de Sabrina Ciane, supervisora de produção industrial da Raízen Araraquara.

Esses quatro especialistas apresentaram seus cases e soluções nesta no 1º SINATUB Fabricação de Açúcar.

Assista ao vídeo:

  • Patrocínio:
    • Axhiom Sistemas Inteligentes — mais inteligência nas suas máquinas e operações agrícolas.
      Chegou o CBI, o computador de bordo inteligente da Axhiom.
    • GDT by Pró-Usinas– Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina! O software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.
    • S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 50 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site www.usina40.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram