JornalCana

Congresso internacional de bioenergia reúne especialistas do Brasil e exterior

O Brasil tem exportado hoje cavacos de madeira de pinus e eucalipto para a geração de eletricidade em países da Europa que estão iniciando programas de substituição de combustíveis fósseis por biomassa florestal ou agrícola. As informações são do presidente da Rede Nacional de Biomassa para Energia (Renabio) e professor de Engenharia Florestal, Laércio Couto.

Para Laércio Couto, a implementação do Proálcool – Programa do Álcool, que gerou a produção de álcool etílico para ser utilizado como combustível em veículos automotivos, foi um dos maiores programas de uso da biomassa para energia. Alem disso, as usinas de álcool que produziam uma quantidade considerável de resíduos (bagaço da cana de açúcar) e que pouca utilização tinham para os mesmos, agora estão utilizando a biomassa para a cogeração de energia.

O professor da Universidade de Viçosa, representante do Brasil na IEA Bioenergy como Brazilian Team Leader do Task 30, que envolve a produção de biomassa a partir de plantações florestais de curta rotação e presidente da Renabio, Laércio Couto, é o coordenador técnico do Congresso Internacional de Bioenergia, que acontece de 18 a 21 de outubro, no Centro de Convenções Parque dos Poderes, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. “O congresso representa um marco inicial para o setor de bioenergia no Brasil, uma vez que reunirá pessoas interessadas no avanço e no estado da arte da utilização da biomassa florestal e/ou agrícola para a produção de energia”.

O Congresso Internacional de Bioenergia, promovido pelo governo do Mato Grosso do Sul, tem como principal objetivo congregar em um só local pesquisadores, empresários, dirigentes de empresas governamentais, professores e todos os interessados na produção de energia a partir da biomassa.

Além da biomassa propriamente dita, a produção de carvão vegetal, insumo extremamente importante para a siderurgia brasileira e o mais novo programa do governo, ou seja, o Programa Nacional de Biodiesel serão abordados. Também serão tratados assuntos relativos a produção de biomassa florestal e agrícola como a cana-de-açúcar e outras culturas. Palestrantes internacionais darão informações sobre as tecnologias utilizadas com sucesso em outros países da Europa e das Américas. Mais informações no www.porthuseventos.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram