JornalCana

Conferência Internacional discute açúcar e álcool

Será nos dias 27 e 28 de outubro de 2008 a VIII Conferência Internacional da DATAGRO sobre Açúcar e Álcool, no Grand Hyatt São Paulo (Av. Nações Unidas, 13301). Dirigido aos empresários e executivos do setor, no âmbito da iniciativa privada, e às autoridades públicas do país, o seminário contará com a participação de importantes especialistas, do Brasil e do Exterior.

Programação

No dia 27 de outubro, após a recepção de boas-vindas aos participantes, que se dará das 14h00 às 14h30, a palestra de abertura será conduzida por Plínio Nastari, presidente da DATAGRO, e focalizará o tema “Situação dos Mercados de Açúcar e Álcool do Brasil em 2008/2009”. Em seguida, será a vez de Manoel Vicente Bertone, secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que discorrerá sobre “Zoneamento Agrícola e Produção de Açúcar e Álcool”.

Após o intervalo para o café, o economista Guilherme Nastari, da DATAGRO, abordará o tema “Correlação entre os Preços de Commodities Agrícolas e Energéticas: Mito e Realidade”. O fechamento do primeiro ciclo de palestras caberá a Bruce Babcock, diretor do Center for Agricultural and Rural Development, da Iowa State University, USA, que discorrerá sobre “Limites ao Crescimento da Produção de Etanol, nos EUA”. Às 18h00 será servido um coquetel aos participantes.

No dia 28, depois da recepção e solenidade de abertura dos trabalhos, das 9h15 às 10h00, a palestra será conduzida por Peter Baron, diretor-executivo da International Sugar Organization (ISO), que versará sobre “O Cenário Mundial do Açúcar: Existe Luz no Fim do Túnel”? A segunda palestra, das 10h00 às 10h45, será proferida por Joseph Schmidhuber, Economista Sênior da Food and Agriculture, Roma, Itália, que tratará do tema “Terras para a Agricultura no Mundo: ainda há disponível e aonde”?

Após o coffee-break, das 11h15 às 12h45, será formado um Painel constituído por dez presidentes de sindicados das indústrias de açúcar e álcool, que vão discutir “O posicionamento estratégico da indústria brasileira frente à expansão do mercado e às crescentes exigências da sociedade”. Painelistas: Anísio Tormena, Paraná; Antonio José de Souza, Maranhão; Eduardo Ribeiro Coutinho, Paraíba; José Pessoa de Queiroz Bisneto, Mato Grosso do Sul; Piero Parini, Mato Grosso; Luis Custódio Cotta Martins, Minas Gerais; Marcos Jank, São Paulo; Pedro Robério de Melo Nogueira, Alagoas; Renato Pontes Cunha, Pernambuco; André Luiz Baptista Lins Rocha, Goiás.

No período da tarde será realizado o Painel Especial, com a participação de Sérgio C. Trindade, presidente da SE2T International; John Mathews, da MacQuarie University (Australia). Será explorado o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade na Indústria Sucroalcooleira”.

Após o Painel Especial, haverá a apresentação de Charlote Opal, de Lausanne, Suíça, dentro do tema “Como Biocombustíveis Podem Ser Produzidos de Forma sustentável”. A palestra seguinte será sobre o tema “Que Papel os Biocombustíveis Podem Desempenhar no Futuro da Energia Mundial: Quais Devem Ser os Vencedores”? Para encerrar, a palestra sobre o tema “Uma Nova Visão sobre o Futuro da Energia Está Sendo Construída? O que É a História e o que Pode Ser o Futuro”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram