JornalCana

Condições climáticas favorecem o florescimento da cana

A safra 2010/11 poderá apresentar um elevado percentual de florescimento da cana-de-açúcar, provocando grandes perdas para o setor sucroenergético. A previsão é do gerente de cultura Cana da Bayer CropScience, João Pivetta, que atribui esta possibilidade ao excesso de chuvas e temperaturas favoráveis ao surgimento da cana flechada.

Segundo Pivetta, em canaviais com alto índice de florescimento, as perdas de peso podem chegar a 30%. Com isso, a extração do açúcar na indústria é dificultada, o que reduz o rendimento. O florescimento pode ser causado pela variedade da cana, além de fatores como fotoperíodo, temperatura e umidade.

O período de indução floral é variável. No Centro-Sul acontece de 15 de fevereiro a 10 março. “Para que essa indução ocorra é importante que não haja grande amplitude térmica entre dia e noite e existam precipitações abundantes de seis a oito semanas antes do período indutivo e que essa condição continue após esse intervalo”, disse Pivetta.

Desde outubro de 2009, as precipitações têm sido abundantes na região Centro-Sul. As temperaturas máximas e mínimas têm ficado dentro da faixa considerada ideal para o florescimento da cana-de-açúcar. Pivetta recomenda o uso de maturadores para inibir o florescimento da cana que será colhida após julho/agosto, quando os prejuízos poderão ser claramente observados.

Para o gerente da Bayer CropScience, o maturador Ethrel exerce essa função, sem interferir no processo de desenvolvimento vegetativo da cultura. Ele recomenda o uso da solução durante o período indutivo, inibindo o florescimento de variedades que apresentam esta característica e que estão programadas para ser colhidas em meio e fim de safra.

“No Estado de São Paulo, as aplicações devem ser feitas de 15 de fevereiro a 15 de março. Já em Mato Grosso e Goiás, a solução deve ser usada de 5 de fevereiro a 5 de março” disse Pivetta.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram