JornalCana

Concessionária de eletricidade distribui calendário rural

A Rede Celtins, distribuidora de energia no Tocantins, distribui, desde dezembro, o Calendário Rural, para que o próprio consumidor possa realizar a leitura do relógio medidor mensalmente – visto que a concessionária só realiza a medição a cada três meses, em virtude das grandes distâncias das unidades consumidoras rurais.

Essa leitura trimestral, conforme determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel – permite a Celtins cobrar o mês em que o proprietário é visitado e os outros dois meses pela média dos anteriores.

Segundo o gerência de faturamento e arrecadação da concessionária, esta forma de cobrança prejudicava tanto a Celtins como o cliente. Se pagasse por uma média acima do consumo, compensava o excedente nas contas seguintes; mas se a cobrança fosse menor do que o consumo, o cliente pagava a diferença acumulada, geralmente uma soma alta, em apenas um pagamento.

Com o Calendário Rural, a leitura pode ser controlada mensalmente pelo consumidor que, após o preenchimento, deverá entregar o impresso na REDE Celtins ou nos postos autorizados. O consumidor poderá também transmitir a leitura do relógio medidor pelo Centro de Atendimento ao Cliente.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram