JornalCana

Concentração eleva preço do etanol

São Paulo, Grande parte do álcool combustível disponível para fazer frente à entressafra da cana-de-açúcar está em poder de apenas três usinas. Cosan, Copersucar e Cristalserv detêm estoques suficientes para abastecer o mercado interno brasileiro por 60 dias, calculam alguns analistas e empresários do setor. A elevada concentração dos estoques indica que os preços do álcool hidratado nos próximos meses deverão oscilar muito pouco. Para os analistas, com a concentração do mercado as empresas ganham poder de barganha para negociar preços com as distribuidoras de combustível.

A formação de estoques de álcool e de açúcar para comercialização no período de entressafra, para elevar a rentabilidade, foi a estratégia revelada na semana passada pela Cosan. A empresa, que divulgou seus resultados no período entre agosto e outubro – segundo trimestre do exercício social -, optou por arcar com prejuízo no período. Fez isso na certeza de que compensará com vantagem esse ônus por meio da venda de seus estoques no primeiro trimestre do ano.

Os três maiores grupos do setor sucro alcooleiro têm capacidade para produzir entre 30% e 40% do total nacional de álcool, o que corresponde a uma oferta de 5 bilhões a 6 bilhões de litros. Com essa política de formação de estoques pelos grupos do setor com maior capacidade financeira, o consumidor terá de se conformar em pagar mais de 60% do preço da gasolina para abastecer seu veículo bicombustível com álcool hidratado, diz o Cetea, Centro de Estudos da Esalq.

Pelo tamanho da safra, não há mesmo muito etanol sobrando, diz o consultor Júlio Maria Martins Borges, da JOB Consultoria. Mas como o ônus da formação de estoques para enfrentar a entressafra é do setor privado, a maioria das usinas dispõe de capacidade física para atender ao mercado durante todo o ano.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram