JornalCana

Conceitos e cases bem sucedidos de gestão profissionalizada serão detalhados na Infocana

O ex-presidente da Cargill Fertilizantes, Cássio Domingues, assumiu em agosto a presidência da Copersucar, passando a ser o primeiro executivo a assumir o primeiro posto da cooperativa em sua gestão profissionalizada. O professor João Marino de Almeida, administrador de empresas, pós-graduado em Recursos Humanos, pesquisador dos temas motivação, liderança e empresas familiares, confirma que a abertura de mercado e a profissionalização de alguns grupos criaram diferenciais de sobrevivência para o setor. Para ele, “os benefícios dessa profissionalização irão criar o diferencial entre estar e ser empresário no setor”.

A reformulação de conceitos está atingindo todos os níveis funcionais e muitos grupos já investem para mudar o perfil funcional. Na Unica (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo), Eduardo Pereira de Carvalho, um executivo, preside os trabalhos, e a entidade dá sinais de que a profissionalização do setor é mais do que uma necessidade, ou seja, uma imposição do mercado. “Num regime de livre mercado o setor, já muito competitivo da porteira para dentro, precisou se tornar também eficiente da porteira para fora, um fenômeno que ocorreu, principalmente, em meio a crise de superprodução de 1999 que provocou uma verdadeira revolução na gestão das empresas”, afirma ele.

Para o professor João Marino de Almeida, muitos abrem mão do poder de mando hoje e estão colocando executivos profissionais para tocar os negócios, enquanto cuidam das diretrizes e manutenção do patrimônio, criando Conselhos de Administração e outras ferramentas de continuidade. “Implanta-se uma nova versão de dirigentes atualizados e sintonizados com o mercado atual, acabando os grupos individuais e entrando grupos estratégicos e logísticos, integrados e competentes”, acrescenta o professor.

Na Infocana, o diretor Geral do Grupo Andrade, MARCOS ALBERTO CASTELLINI, vai mostrar com detalhes, no dia 16, “A transformação do conceito de Gestão Profissionalizada. Como conduzir o processo de profissionalização da gestão de usinas e obter resultados expressivos em curto prazo”. O Grupo Andrade representa um case muito interessante pois inaugura nesta safra a moagem da novíssima Usina São José, localizada no município de Colina (SP), totalmente viabilizada e implantada no prazo recorde de nove meses.

No mesmo painel da InfoCana, a gestão estratégica das usinas também será esclarecida e debatida com a presença de SÉRGIO BENTO DA SILVA, gerente senior da KPMG na área de Risk & Advisory Services e ANA MARIA CADAVEZ, gerente sênior na área de Career Services, também da KPMG. Ambos vão abordar “Sucessão familiar: Resolvendo entraves para garantir a continuidade do negócio”. Já a questão de “Reestruturação societária, fusões e aquisições como instrumento de equilíbrio e rentabilidade para empresas sucroalcooleiras. Ganhos gerais e tributários”, será detalhada por ANA PAULA MALVESTIO, sócia da Price Waterhouse Coopers.

A InfoCana 2003 é o único evento completamente voltado para os executivos e administradores sucroalcooleiros, e acontece de 16 a 18 de setembro no Centro de Convenções Ribeirão Preto (SP). Composto de congresso e feira, o papel da InfoCana é disponibilizar, de forma integrada e abrangente, os conhecimentos, experiências e ferramentas de gestão mais atuais e relevantes para as usinas e destilarias em todo o Brasil.

O Congresso INFOCANA traz grandes nomes da área de gestão, em painéis específicos sobre os temas: Gestão Estratégica; Recursos Humanos; TI – Tecnologia da Informação; Gestão Jurídica e Tributária ; Finanças e Comercialização; e Créditos de Carbono em Áreas Agrícolas.

Dentre os palestrantes exclusivos estão:

OZIRES SILVA, ex-presidente da Petrobrás, Embraer e Varig. Ele vai discutir “o álcool como principal combustível na era hidrogênio – Estratégias do setor para aproveitar oportunidades mundiais em energia e alimentação”;

ANDRÉ BEER, presidente da André Beer Consulting. “Os impactos das novas tecnologias automotivas multicombustível e a nova postura dos produtores para assegurar o crescimento do mercado do álcool”;

PLINIO NASTARI, presidente da Datagro, “Cenários e Tendências de produção e preço para as safras 2003/4 e 2004/5”.

ANTONINHO MARMO TREVISAN, presidente da Trevisan Auditoria, Consultoria e Educação, abordando “Crescimento Planejado – Aspectos fundamentais de um plano estratégico para empresas sucroalcooleiras”.

CARLOS CEZARETO, vice-presidente do Banco Macquarie do Brasil, “Como viabilizar e aproveitar os benefícios das Operações Estruturadas de Financiamento como mecanismo alternativo de alavancagem de recursos”;

JACYR DA SILVA COSTA FILHO, diretor da SCA – Sociedade Corretora de Álcool, “Como elaborar um bem sucedido planejamento comercial, utilizando-se dos diversos mecanismos de comercialização nos mercados interno e externo – Spot e Futuro”.

JAMES MISTER, gerente da Cargill Risk Management, “Como adotar o sistema de Gerenciamento de Riscos, entre outras ferramentas, para mitigar os riscos relacionados à volatilidade do mercado futuro”.

A InfoCana também será palco, no dia 18 de setembro, do já tradicional Simpósio anual do Gerhai – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, com palestras especiais do Professor MARCO AURÉLIO FERREIRA VIANNA, conferencista internacional, autor de 32 livros na área de estratégia empresarial e desenvolvimento humano; e GILBERTO DIMENSTEIN, colunista da Folha de São Paulo e jornalista de renome internacional.

Confira a programação completa através do site www.infocana.com.br ou ligue para a ProCana: (16) 3968-4010.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram