JornalCana

Conceito de competência será abordado em palestra no InfoCana

A aplicação do conceito de competência para compreender a contribuição das pessoas na organização moderna será o foco da conferência do professor da Faculdade de Economia e Administração, da Universidade de São Paulo – FEA/USP, Joel Souza Dutra, durante o Seminário InfoCana 2005, que será realizado amanhã, 21 de setembro, das 8h30 às 18h, no Taiwan Centro de Eventos, em Ribeirão Preto, SP. O InfoCana, que é uma realização da ProCana Informações e Eventos, faz parte da programação paralela da Fenasucro, que acontece em Sertãozinho, SP, até sexta-feira, 23 de setembro.

Durante a conferência “A Importância das Competências Gerenciais como Ferramenta de Avaliação de Desempenho”, Joel Dutra explicará que as pessoas competentes são as que conseguem agregar valor para o contexto em que se inserem. “Para tanto, necessitam compreender as demandas desse contexto sobre elas e, a partir daí, mobilizar suas experiências e formação para atender às demandas”, explica.

De acordo com o professor da USP, esse conceito se contrapõe ao entendimento intuitivo que a pessoa competente é a pessoa capacitada conforme um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessário para a execução das tarefas de uma determinada posição. “O CHA não é suficiente na medida que a pessoa não conseguir mobilizá-lo para atender ás demandas do contexto”, esclarece.

Joel Dutra, além de professor, é diretor da Fundação Instituto de Administração – FIA, onde coordena o Programa de Estudos em Gestão de Pessoas – Progep e é o responsável pela área de cursos e comunicação. Ele é sócio da Growth Consultoria. Dutra coordena, como consultor, projetos nas áreas de planejamento estratégico, estrutura e desenvolvimento organizacional e sistemas de gestão de recursos humanos.

O InfoCana reunirá renomados conferencistas, que abordarão também as tendências e os principais temas referentes às áreas de recursos humanos e gestão estratégica. Durante o evento, será realizado o IV Seminário Nacional de Recursos Humanos no Agronegócio, promovido pelo Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria – Gerhai. Informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3968-4010 ou pelo e-mail eventos@procana.com.br .

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram