Mercado

ConCana 2008 - MG terá 34 usinas para cogeração até 2015

Até 2015, pelo menos 34 usinas de cogeração, a partir do bagaço da cana, deverão ser interligadas ao sistema energético de Minas Gerais. Os investimentos previstos são de R$ 118 milhões. A afirmação é do diretor de gestão empresarial da Cemig, Marco Antônio Rodrigues da Cunha, que participou do II Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana, realizado em Uberaba, MG.

Cunha disse que a cogeração é uma realidade necessária para o País e afirma que a possibilidade de déficit de energia elétrica aumenta a cada ano. “A situação deve se normalizar apenas em 2015, quando novas usinas hidrelétricas entrarem em operação”, disse.

“Temos a usina de Santo Antônio e também a de Belo Monte que só vão funcionar a partir da metade de 2015. Até lá, a única resposta que temos em larga escala é exatamente a cogeração a partir do bagaço de cana”, disse o diretor. Ele afirma que o Balanço Energético Brasileiro aponta a necessidade de acréscimo de 3.000 MW/ano de eletricidade.

“Por isso, é estritamente necessário que os empreendedores entrem nesse processo, pensem na cogeração como um grande negócio, porque assim as taxas estarão com um excelente retorno para os acionistas. Tenho certeza absoluta de que se eles pensarem desta forma também estarão ajudando o País”, observou.

O Planejamento Energético Integrado de Minas Gerais mostra que em 2007 o bagaço de cana correspondeu a 1,4% do total de energia gerada no estado, o equivalente a 170 MW. A projeção para 2030 indica que o uso do bagaço deverá ocupar 9,2% do total da energia de MG, ou 2,3 mil MW.

Para isso, o governo de Minas prevê parceria com 34 empresas do setor sucroalcooleiro para viabilizar projetos de cogeração, de acordo com a cláusula 12 do Protocolo de Intenções que ordena o desenvolvimeto regional.

Estudos preliminares de acesso, realizados pela Cemig, mostram que 29 usinas deverão se instalar no Triângulo Mineiro. Somadas às outras cinco previstas, vão gerar entre 380 MW a 1,25 mil MW, no período de 2008 até 2015.

Banner Revistas Mobile