JornalCana

Conab reduz estimativa de safra de cana para 612,2 mi de toneladas

O excesso de chuvas entre julho e novembro na região centro-sul do Brasil levou a Conab a reduzir nesta quarta-feira suas estimativas para a safra 2009/10 de cana-de-açúcar do país e para a produção de açúcar e álcool.

A previsão do total de cana moída no Brasil em 2009/2010, cuja safra está em fase final de colheita, é de 612,2 milhões de toneladas, redução ante a previsão de setembro de 629 milhões de toneladas. A expectativa é de que cerca de 20 milhões de toneladas de cana ficarão nos campos para o próximo ano.

Na temporada passada, a produção de cana do país somou 571,4 milhões de toneladas, segundo o órgão do governo.

“O excesso de umidade causado pelo grande volume de chuvas (…) interferiu na concentração de sacarose pela planta e prejudicou intensamente a colheita e o rendimento industrial”, destacou a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em relatório. “A ocorrência des! tes fatos fez com que aumentasse a quantidade de cana madura que deve remanescer no campo para ser moída na próxima safra.”

As chuvas reduziram a concentração de sacarose e o rendimento da indústria, o que afeta a produção de açúcar e álcool.

Do total da cana esmagada, 45% foram destinados à produção de açúcar e 55% para o álcool.

A produção total de açúcar do país foi estimada em 34,6 milhões de toneladas, contra 36,7 milhões de toneladas na segunda estimativa e 31,6 milhões de toneladas em 2008/2009.

Do total, o Brasil deve exportar na atual safra entre 23 milhões e 24 milhões de toneladas, contra 20,7 milhões na temporada passada, tendo como principais destinos Índia e Rússia.

A projeção para a produção total de etanol do Brasil em 2009/2010 também foi reduzida, passando de 27,9 bilhões de litros em setembro para 25,9 bilhões na estimativa

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram