JornalCana

Conab pesquisa custo de produção de cana no NE

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) definirá esta semana uma proposta de preços mínimos de cana-de-açúcar para o Nordeste. O documento será entregue nesta sexta-feira (6) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os dados serão analisados pela Secretaria de Produção e Agroenergia, antes de seguirem para aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN). O trabalho será usado como parâmetro para inclusão da cultura da cana-de-açúcar na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Na oportunidade também será apresentado o resultado da primeira pesquisa dos custos de produção desta cultura, realizado no fim de maio nos estados de Pernambuco e Alagoas. A segunda fase do levantamento, que será feita nos estados do Centro-Sul, deve ocorrer no segundo semestre.

A metodologia usada no estudo leva em conta as despesas com insumos, como agrotóxicos, além de máquinas, implementos e mão-de-obra. A pesquisa de campo mobilizou 10 técnicos da Conab e do Mapa.

Agricultura familiar

Nesta semana, o comitê gestor do programa da agricultura familiar, composto por representantes da Conab, dos ministérios da Agricultura, Fazenda e Desenvolvimento Agrário, vai avaliar os custos de produção de 13 novo produtos, entre eles a cana-de-açúcar, que passarão a fazer parte do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF). A pesquisa foi realizada de fevereiro e abril de de 2008.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram