JornalCana

Conab espera safra recorde de 471,2 milhões de toneladas

Impulsionada pela demanda interna e externa por açúcar e álcool, a produção de cana-de-açúcar na safra 2006/07 será de 471,2 milhões de toneladas, recorde histórico para o País. Estimativa divulgada ontem pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Jacinto Ferreira, aponta crescimento de 9,2% na produção na comparação com a safra anterior, que foi de 431,4 milhões de toneladas. Em relação à previsão anterior para a safra 2006/07, divulgada em maio, o crescimento é de 0,3% ou 1,3 milhão de toneladas.

Na avaliação de Ferreira, os preços do açúcar e do álcool estão muito atrativos, o que estimulou o plantio. Ele citou que o preço de um tipo de açúcar comercializado no mercado externo subiu 26,19% no período acumulado de um ano. A área plantada em 2006/07 cresceu 5,5% para 6,2 milhões de hectares.

Além da questão dos preços, lembrou Ferreira, o rendimento das lavouras também melhorou. “O clima favorável no Nordeste compensou a queda na produção na região Centro-Sul, onde as lavouras foram prejudicadas pela estiagem”, afirmou. Na média do país, o rendimento das lavouras de cana cresceu 3,5%, para 76.467 quilos por hectare. Nas regiões Norte e Nordeste, esse crescimento foi de 7,7%, para 56.659 quilos por hectare. Os Estados do Centro-Sul continuam sendo os maiores produtores.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram