JornalCana

Conab amplia atuação em 2004

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Luís Carlos Guedes Pinto, anunciou hoje (08/01) novas ações da empresa para 2004. Neste ano, a Conab passa a operar junto com as Centrais de Abastecimento (Ceasas) e pequenas redes de varejo. Outra inovação para 2004 é o uso da tecnologia de geoprocessamento para o levantamento da safra.

Inicialmente serão investidos R$ 1,7 milhão para a contratação de pessoal, compra de equipamentos de processamento de imagens e na aquisição de fotos por satélite. O projeto de Aperfeiçoamento da Metodologia dos Sistema de Previsão de Safra no Brasil começará a ser implantado nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, que correspondem a mais de 70% da safra nacional de café. “Com o novo sistema, a Conab terá maior qualidade de informação e maior precisão no levantamento de safra”, avalia Guedes. Posteriormente, a tecnologia será usada em outras culturas.

Outra iniciativa é a articulação das Centrais de Abastecimento (Ceasas), com a criação do Sistema Integrado de Gestão do Mercado de Hortícolas (Sighort). Espera-se, com isso, a redução dos custos de comercialização, a melhoria dos serviços de classificação, padronização, guarda e conservação; modernização dos processos de comercialização e a consolidação de uma rede de informações do setor.

Para 2004, a Conab também pretende atuar junto aos pequenos varejistas. A idéia da Rede Solidária de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos é que a companhia articule pequenos varejistas e seus fornecedores, de modo que, com a compra conjunta, eles consigam melhores preços. “A medida se insere nas estratégias do governo para o fortalecimento e ampliação de ações de segurança alimentar e desenvolvimento local”, disse o presidente da Conab.

Guedes fez também um balanço das ações da Conab no ano de 2003, ressaltando o novo papel da empresa como responsável pela operação do Programa Fome Zero. Entre as iniciativas, a Conab adquiriu R$ 82,7 milhões em compras da agricultura familiar. Também atendeu 235 mil famílias com a doação de alimentos. O presidente da empresa destacou ainda a retomada da formação dos estoques públicos. Em 2003, a Conab adquiriu 1,4 milhão de toneladas de grãos, principalmente de milho, sorgo, café e feijão. No ano passado, a companhia também retomou os investimentos em armazenagem. A Conab ampliou o número de unidade armazenadoras de 48 para 84, atingindo uma capacidade estática de 2 milhões de toneladas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram