JornalCana

Comunicação social já é prioridade em usinas

Com a preocupação de decifrar os códigos que fazem parte do conceito de responsabilidade social, diversas usinas são impulsionadas a interagir com os diferentes segmentos da sociedade. Por isso, elas estão cada vez mais decididas a mostrar a sua face. De carona na modernidade, apostam na transparência e na qualidade, voltando, também, suas ações para a comunicação social. “Esse serviço é auditado na certificação do ISO 9001/2000”, lembra Ana Rosa Girardi, gerente de Comunicação Social do Grupo Nova América, de São Paulo. Sinal dos tempos: “A mudança de comportamento do setor sucroalcooleiro está criando a necessidade das usinas definirem uma estratégia de comunicação”, opina a jornalista Carmem Valéria Neves dos Anjos, responsável por essa área do Grupo Carlos Lyra, de Alagoas.

O tempo de improviso, nessa área, está ficando, também, para trás. A agenda de diversas usinas prioriza, agora, a qualidade da comunicação com o público interno e externo. No Grupo Nova América, por exemplo, o assunto é tratado de forma bem abrangente. A Gerência de Comunicação Social faz desde campanhas internas de divulgação até o contato com a mídia, cuidando ainda da comunicação interpessoal. “Sempre houve, de alguma forma, uma preocupação do Grupo com esse setor. Há vinte anos chegou a ser publicado o jornal interno Folha da Segurança e, posteriormente, o Prevenildo, ambos voltados à área de segurança”, relata Ana Rosa, que assumiu a Gerência de Comunicação em 1995.

Para dar conta da demanda do Grupo – formado por diversas empresas, principalmente do setor agroindustrial -, além de investir na profissionalização, a Gerência têm o apoio de funcionários que formam o Comitê de Comunicação. Esse órgão atua como agente multiplicador das ações nessa área, participando, por exemplo, de campanhas de divulgação por meio da distribuição de material. Os murais – distribuídos em pontos estratégicos das unidades – formam um canal importante de comunicação com o público interno. “São utilizados para a divulgação de eventos, cursos e campanhas de segurança”, exemplifica Ana Rosa.

O telejornal “TV Você” – que tem sua produção terceirizada – veicula, semanalmente, notícias da empresa nos restaurantes das usinas Nova América e Maracaí e da Guacho Agropecuária. O jornal “Contato”, voltado para às áreas industrial e agrícola, é outro meio de comunicação corporativa, que circula, mensalmente, com 3.000 exemplares. A Gerência funciona ainda como uma mini agência de comunicação, que tem o papel de produzir ou mesmo coordenar a produção de material para campanhas internas como as de prevenção de acidentes e antigripe.

Nova América valoriza trabalho da área de comunicação

A valorização da área de Comunicação Social, no Grupo Nova América, pode ser demonstrada pelas suas diversas atribuições. A Gerência – vinculada à Fundação Rezende Barbosa, pertencente ao Grupo – cuida, também da comunicação interpessoal, realizando treinamentos, em parceria com a área de Recursos Humanos, voltados, principalmente, para funcionários que exercem funções de liderança. Outra ação é o Programa Cascata, que utiliza as chefias, para a divulgação de assuntos relacionados ao dia-a-dia dos funcionários. Com seis profissionais de diversas áreas, a Gerência de Comunicação Social é responsável pelo encaminhamento de projetos de educação ambiental e social do Grupo, como Horta, Menor Aprendiz, Teatro Infanto-Juvenil, Coral e Banda Marcial.

O trabalho não para aí. Esse setor tem a incumbência de gerenciar ações ligadas ao relacionamento com a comunidade. Além de recepcionar visitantes, a Gerência avalia e encaminha as solicitações de doação de açúcar e álcool e de patrocínio realizadas por entidades beneficentes e filantrópicas. Para divulgar as atividades do Grupo junto ao público externo, há ainda o trabalho de assessoria de imprensa, no âmbito regional, que é realizado pelos próprios funcionários da Gerência de Comunicação. Para o contato com veículos de outras cidades e regiões foi contratada uma empresa de São Paulo.

O atendimento da mídia é uma das prioridades da Assessoria de Comunicação do Grupo Carlos Lyra -, coordenada pela jornalista Carmem Valéria Neves dos Anjos. Até maio de 2.002, o Grupo – que reúne 12 empresas, entre as quais, as usinas Caeté – terceirizava os serviços nessa área em casos isolados. Agora, a valorização do setor está exigindo iniciativas como a reestruturação do site (www.carloslyra.com.br) que já conta com um fluxo de informações atualizadas sobre o Grupo, além de banco de releases e versão online do informativo bimestral Moendo Notícias, que circula, em papel, com 2.000 exemplares. Outra medida da Assessoria foi a de inserir as emissoras de rádio (AM e FM) – pertencente ao Grupo -, do município de Delmiro Gouveia, nesse novo e amplo trabalho de divulgação. “A experiência de atuar em um grupo muito forte, de projeção nacional, está sendo muito gratificante”, afirma a jornalista.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram