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Comprometimento como fator de competitividade

Uma das habilidades fundamentais dos colaboradores dos mais diversos setores da economia está no comprometimento para o desempenho e fortalecimento do trabalho eficaz, no alcance das metas, valores e objetivos da empresa. O grande desafio empresarial com que depara os líderes e gestores nas organizações do período contemporâneo está no atendimento e no comprometimento de seus liderados. Em decorrência da busca por maior competitividade nos negócios e de melhores índices econômicos, produtivos e financeiros, o comprometimento é um fator que pode inferir nos resultados da empresa. Por exemplo, um repositor de estoque de um supermercado pode acreditar ser mais compensador organizar uma gôndola de exposição em vez de ajudar um cliente que está precisando de uma orientação. Em um hotel, a recepcionista pode estar mais preocupada com o colega que faltou ao trabalho do que com o cliente que acaba de chegar para se hospedar.

É importante destacar que a ausência de normas escritas não significa que os colaboradores de uma empresa não possuem restrições e atitudes em seu comportamento para fortalecer o comprometimento. Para uma empresa é tarefa árdua conquistar e manter o comprometimento de seus colaboradores e como há no mercado funcionários que se comprometem com o desempenho da organização, o palestrante mágico Dalmir Sant Anna, apresenta quatro desafios fundamentais para contribuir no fortalecimento do comprometimento.

Nível de envolvimento – O termo envolvimento com o trabalho é uma adição recente à literatura sobre o comportamento organizacional e tem como fundamento, o grau que uma pessoa identifica-se com o seu trabalho, participa ativamente dele e considera seu desempenho como algo valioso. Preocupar-se com o ambiente de trabalho tanto por questões de melhoria e segurança, demonstra na prática o nível de envolvimento em buscar fortalecer as habilidades e capacidades profissionais. Para intensificar o comprometimento profissional é necessário observar o nível de envolvimento com o trabalho, identificando-se com as atividades realizadas, estar disposto em exercer um esforço considerável em benefício da empresa e preocupar-se com o tipo de trabalho que desenvolve.

Intensidade de esforço – Em algumas ocasiões, a intensidade de esforço está relacionada com a vontade de fazer acontecer. Quando um profissional demonstra ser comprometido, observa-se a intensidade de seu esforço para identificar e encontrar soluções para os problemas da organização, buscando a melhoria contínua no desempenho dos índices de trabalho. A intensidade de esforço requer aprendizagem constante e não limita-se somente aos treinamentos, cursos e palestras oferecidos pela empresa, mas estende-se a iniciativa do profissional em buscar aperfeiçoamento.

Fortalecer a comunicação – A tecnologia tornou relativamente fácil enviar e transferir certos tipos de informação, entretanto, promover um diálogo aberto e transparente voltando à resolução de conflitos é imprescindível para fortalecer o grau de comprometimento de um colaborador com a sua atividade e o processo produtivo. Observe que a transparência na comunicação através de diálogos, reuniões e encontros, possibilitam observar e apontar correções, defeitos e melhorias do cotidiano de trabalho de todos os integrantes da equipe, contribuindo com melhores índices de comprometimento.

Satisfação profissional – Como grande parte das pessoas não escolhe seus empregos aleatoriamente e tendem a buscar posições que sejam compatíveis com seus interesses, valores e habilidades, a satisfação é um termo que reflete no comprometimento de um profissional em relação ao trabalho que realiza. Perceba que ter satisfação pelo trabalho requer a convivência com companheiros, gerentes, líderes e superiores, com a obediência de regras e políticas organizacionais. Quantas vezes você já conversou com uma pessoa e percebeu pela maneira de falar, pelo tom de voz, o quanto este profissional demonstrou estar satisfeito com o desempenho do seu trabalho? Portanto, embora a satisfação com o trabalho seja mais uma atitude do que um comportamento, os pesquisadores do comportamento organizacional a consideram uma importante variável.

Os quatro desafios apresentados têm como objetivo desenvolver e fortalecer o comprometimento profissional, ratificando que são vários os fatores que estimulam a competitividade de uma empresa (modernos aparatos tecnológicos, planejamento, inovação, parcerias), entretanto, um fator relevante para o desempenho competitivo (comprometimento) está dividido em duas partes: primeiro no comprometimento dos colaboradores com os clientes e fornecedores e a segunda parte com a missão, visão e os valores da empresa. Assim, o profissional estará contribuindo de maneira expressiva para um atendimento diferenciado e para uma maior competitividade da empresa.

Dalmir Sant’Anna – www.dalmir.com.br – Palestrante mágico, autor do livro “Menos pode ser Mais” e de vários artigos publicados em revistas, sites e jornais. Mágico profissional, pós-graduado em Gestão de Pessoas e bacharel em Comunicação Social.

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