JornalCana

Compensa investir em sorgo para fazer etanol? Leia aqui

Diante a escassez de cana-de-açúcar, que deve afetar a safra 15/16, o emprego de sorgo para produzir etanol surge como alternativa. Mas o investimento compensa?

Em entrevista exclusiva ao JornalCana, André Franco, gerente geral da Ceres Sementes, comenta a respeito. Confira:

Qual o ciclo do sorgo?

“Dependendo do material, varia entre 110 a 150 dias e acontece na entressafra da cana, com plantio iniciado na 1ª semana de Novembro e vai até 20 de Dezembro. Isso vale hoje para os híbridos de sorgo sacarino e para o sorgo alta biomassa.”

Qual a produtividade média?

“Com base nos indicadores apurados pela Ceres na safra 13/14, a linha de híbridos de sorgo alta biomassa Blade®, apresentou produtividade média entre 26 a 34 toneladas/ha com 50% de umidade, dependendo da regional, chegando a até 47 toneladas por hectare com 50% de umidade.”

E os custos de produção?

“Análises internas mostram que o custo total de produção dos híbridos Blade® de Alta Biomassa estão situados entre R$65 e R$85 por tonelada a 50% de umidade entregue na Usina (CIF), considerando distância de 20km.”

E a produção de etanol?

“No caso da linha de sorgo sacarino Blade®, a produção de etanol por hectare plantado atingiu até 3,9 mil litros/ha, e apresentou entrega média de 2,9 aos 3,3 mil litros/ha, dependendo da regional. A produção mínima de sorgo deve ser estimada em mínimo de 5 dias de moagem e o processamento ocorrer no máximo 24 horas após a colheita.”

Sorgo sacarino: alternativa para produzir na entressafra?

Essa produtividade tende a crescer?

“Temos aumentado a produtividade média em torno de 30% a cada safra e a curva de aprendizado reduz-se ano após ano junto ao mercado.”

Cana transgênica da empresa deve chegar em sete anos

Qual o número de empresas do setor sucroenergético que já usam sorgo?

“Mais de 40. Não podemos fornecer os nomes delas em respeito aos contratos de confidencialidade. O número de hectares plantados é mantido sob sigilo em virtude de questões estratégicas para o nosso negócio neste momento.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram