JornalCana

Como o PDCA Online pode alavancar em até 5% a produção de açúcar de uma usina

O ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir) é um dos métodos de gestão que tem o objetivo de garantir que a empresa organize seus processos e aumente sua produtividade. A metodologia foi criada há mais de 20 anos e é uma das ferramentas de gestão mais assertivas utilizadas atualmente, inclusive no setor sucroenergético.

A ferramenta teve seu uso potencializada para plantas de produção de açúcar, com sua implementação em tempo real, sendo que desta forma, de acordo com o engenheiro Douglas Castilho Mariani, o uso da metodologia pode alavancar em até 5% a produção de açúcar de uma usina.

 “O PDCA Online evita que a fábrica de açúcar tenha desvios de produção e reprocessamento. Podendo incrementar de 2 a 5% a quantidade de açúcar produzido. Potencializamos essa metodologia de gestão inserindo-a em uma plataforma estruturada que facilite sua execução”, explica o consultor da Soteica.  

Ele acrescenta que a usina teria um custo elevado para manter um engenheiro operando o ciclo PDCA manualmente na planta. E que, por isto, tê-la disponível em tempo real é grande valia para uma unidade produtora. “É inviável manter um gestor trabalhando oito horas somente para rodar o ciclo PDCA. Além disso, seria necessário operar com mais de um colaborador. Já com o PDCA em modo online, tanto gestor, quanto operador terão seu trabalho facilitado, gerando mais resultados à usina”. 

Douglas Mariani apresentará detalhes de alguns casos de sucesso em usinas que obtiveram incremento na produção de açúcar durante o 5º Curso de Fabricação, Secagem e Embalagem de Açúcar que acontece no dia 30 de novembro no Centro Empresarial Zanini em Sertãozinho (SP). 

Conheça a programação completa do curso e a forma de se inscrever acessando o site www.sinatub.com.br. Para mais informações fale com a Thaís.

Contato
Telefone: (16) 3512.4300
WhatsApp: (16) 99153.8690
E-mail: thais@procana.com.br.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram