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Como o novo “normal” traz inteligência artificial para o canavial

Pesquisa aponta que migrar para o digital é questão de sobrevivência

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos de 20 de outubro e 4 de dezembro de 2020, contando com a participação de 117 respondentes que ocupam cargos estratégicos em empresas francesas e brasileiras associadas à Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) aponta que a maior quantidade de investimentos em tecnologia forçou empresas a anteciparem seus processos de transformação digital para expandirem suas estratégias de vendas durante e pós-pandemia como forma de se adaptarem ao novo “normal”.

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Para adaptar-se à uma nova realidade onde migrar para o digital é questão sobrevivência para os negócios e destacar-se da concorrência, empresas precisaram adaptar o trabalho presencial para o modelo remoto (home-office ou teletrabalho). De acordo com o relatório do Instituto Ipsos, 77% dos funcionários das empresas onde os respondentes atuam estão trabalhando via home-office.

Percepção positiva do digital nas empresas aumenta 7%, segundo estudo

Outro dado relevante concluído pela pesquisa Barômetro Ipsos-CCIFB foi o aumento da percepção positiva sobre o impacto do digital nas empresas. Durante a 5ª edição da pesquisa, realizada de 4 de dezembro de 2019 e 12 de Janeiro de 2020, 84% dos funcionários afirmaram que o digital impacta positivamente no modelo de negócio onde atuam.

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Porém, ao comparar a 5ª e a 6ª e mais atual edição da pesquisa, concluiu-se um aumento de 7% na percepção positiva do impacto do digital. Durante a 5ª edição, 35% dos respondentes afirmaram que a transformação digital impacta muito positivamente os negócios. Já na atual edição, 42% dos participantes fizeram a mesma afirmação. Os principais motivos para o aumento da percepção positiva a respeito do digital nos negócios foram: maior produtividade e eficiência(38%), melhora nos negócios (22%) e confiabilidade e novos canais de comercialização (21%).

Mas em que estágio se encontra o processo de transformação digital no canavial?

A adoção de inteligência artificial no campo visando aumentar a produtividade e longevidade do canavial é um recurso, cada vez mais, usado pelas usinas e produtores na busca pela cana 4.0. Neste sentido, se destaca o uso da inteligência artificial em projetos que contribuem para a eficiência das ações, automação de processos agrícolas, georreferenciamento, assim como, possibilitam um benchmarking interno e uma melhor integração entre as áreas agrícola e a indústria.

4 cases que mostram quais são as inovações que têm garantido alta performance agrícola

Para debater este tema, o JornalCana reuniu quatro cases que mostram as inovações que têm garantido a alta performance agrícola. Com moderação de Josias Messias, diretor da Procana, o webinar “Cana 4.0 – A Transformação Digital Puxando a Produtividade & Sustentabilidade Agrícola” contou com a participação de Almir Torcado, gestor corporativo da CanaoesteAndré Margoto, gerente Executivo de Planejamento Integrado da TereosGustavo Federici, Coordenador de Controle Agrícola na Usina São Domingo e Johann Coelho, CTO & Founder da BemAgro.

Confira o webinar completo:

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