JornalCana

Como garantir maior rendimento nas aplicações

Trabalhe com baixas taxas de aplicação quando for possível

Se o tipo de produto e as condições climáticas permitirem e se a cobertura obtida no alvo for adequada aos objetivos da aplicação, a técnica da baixa vazão poderá ser utilizada, gerando menor número de paradas para rendimento operacional do pulverizador.

Adote o esquema de calda pronta no abastecimento

Além de se perder menos tempo com o pulverizador parado – em cada minuto parado, um pulverizador com barra de 24 metros que ande a 16 km/h poderia ter pulverizado 0,64 há – quando se trabalha com calda pronta, há a possibilidade de reabastecimento do tanque do pulverizador a qualquer momento, evitando freqüentes translados pelo esgotamento no meio talhão ou no carreador oposto ao veículo reabastecedor.

Dê preferência a pulverizadores com tanques de maior capacidade

Conseguindo mais autonomia (há/tanque), teremos menos paradas para reabastecimento, ampliando o tempo efetivamente pulverizado e reduzindo o tempo com paradas de reabastecimento. O aumento do comprimento da barra, também, proporcionará melhor eficiência. É importante observar que o aumento do comprimento da barra deve ser seguido pelo aumento do tanque para proporcionar uma boa autonomia.

Sempre que possível pulverizar no sentido do maior comprimento

Reduz-se, assim, o tempo gasto com manobras ao final de cada talhão.

Organize as equipes

Minimizar o tempo despendido na organização das equipes, com um fluxo adequado de atribuições/tarefas aos operadores e preparação antecipada dos equipamentos de aplicação são importantes para evitarem-se perdas de tempo.

Utilize DGPS com barra de luzes

O balizamento das passadas com DGPS, independe da luz do dia, possibilita trabalho noturno com maior aproveitamento do pulverizador. Deve-se conferir se o produto pode ser aplicado à noite. Alguns produtos podem ter sua eficiência comprometida pela alteração fisiológica das plantas à noite.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram