“Um time capacitado que entenda o processo, as ferramentas adequadas otimizando o processo. Desta forma se atinge o estado de excelência operacional, necessário para a fabricação de açúcar de alta performance”, destaca o consultor sênior da DATAGRO Alta Performance, Eduardo Calichman, em um dos painéis da Santander DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol 2023/24, que tratou sobre os fundamentos da produção de açúcar de alta performance, na última quinta-feira (9), em Ribeirão Preto – SP.
Calichman elencou alguns princípios básicos, que ele considera serem fundamentais: conseguir extrair o máximo de açúcar da matéria-prima, a qualidade do adoçante começa no tratamento do caldo; realizar o procedimento de cristalização com eficiência; fazer o cozimento com maior eficácia, obtendo mais produto com o equipamento já disponível; e executar centrifugações eficazes.
LEIA MAIS > Preços do açúcar tiveram alta em fevereiro
“Temos sempre que recordar que nosso objetivo é conseguir cada vez mais sacos de açúcar por tonelada de cana, com o uso do mesmo volume de insumos ou até menos”, afirmou Calichman, citando a importância da utilização dos avançados sistemas de automação, que hoje se encontram à disposição.
A política do mais com menos também prevalece no Grupo Zilor. “Sempre buscamos otimizar os equipamentos, para fazer mais com menos”, ressaltou Gustavo Leda Minetto, gerente global de processos e engenharia do Grupo.
Segundo ele, é importante manter um mix e recuperação elevado. “Primeiro é preciso focar na produtividade. E com ela estável, aí sim, vamos para a qualidade do açúcar”, destacou. Ele informou que nas usinas do grupo foi feita uma mudança conceitual no cozimento, pensando na produtividade da fábrica. “Cana tem que ser tratada dentro da usina”, afirmou citando a importância da rastreabilidade do processo e da utilização dos laboratórios, para subsidiar as ações e procedimentos.
LEIA MAIS >Produção de açúcar totaliza 33,50 milhões de toneladas
O painel contou ainda com a participação do jornalista Josias Messias, diretor da ProCana, que destacou que seja pela diversidade, pela estabilidade e pela qualidade dos produtos, há sempre oportunidades de melhoria e otimização.