Usinas

Como a matéria orgânica pode gerar créditos de carbono para os produtores rurais?

O tema estará na programação do 1º Fórum de Fertilizantes de Matriz Orgânica, que acontecerá em Piracicaba, nos dias 8 e 9 de novembro

Como a matéria orgânica pode gerar créditos de carbono para os produtores rurais?

As matérias orgânicas podem ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e no solo, além de aumentar a produtividade e a rentabilidade da agropecuária brasileira.

A viabilidade desse processo será tema da palestra do zootecnista e especialista em forragicultura e gases de efeito estuda, Fernando Ongaratto.

Ongaratto será um dos palestrantes no 1º Fórum de Fertilizantes de Matriz Orgânica, que acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro, no Pecege, em Piracicaba – SP. A palestra dele integra o terceiro painel do evento referente à adoção de tecnologia, no dia 09.

Na sua palestra, ele explicará como a compostagem da matéria orgânica ajudará na redução da pegada de carbono da pecuária e no aumento do estoque de carbono no solo, beneficiando o meio ambiente e a rentabilidade dos produtores.

LEIA MAIS > Novembro terá chuvas acima no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Ongaratto também apresentará casos práticos de sucesso, fazendas atendidas pela Nutripura, como o uso de confinamento, o manejo adequado de pastagens e a parceria com a Agro Carbon Alliance, uma empresa que quantifica os teores de carbono no solo e paga pelos créditos gerados.

Promovido pela Abisolo, o 1º Fórum de Fertilizantes de Matriz Orgânica é um evento que reúne especialistas, pesquisadores, empresários e representantes do poder público para discutir as tendências, as inovações e as boas práticas do setor de fertilizantes de matriz orgânica.

“O Fórum é um marco no setor de fertilizantes e na agricultura sustentável. Esses fertilizantes desempenham um papel crucial na redução do impacto ambiental e da qualidade dos alimentos que chegam às nossas mesas”, conclui o presidente do Conselho Deliberativo da Abisolo, Clorialdo Roberto Levrero.

LEIA MAIS >Viterra vence MasterCana em gestão de recursos hídricos e preservação

Evento contará com cinco painéis temáticos

A programação do I Fórum Abisolo de Fertilizantes de Matriz Orgânica está dividida em cinco painéis. No dia 08 de novembro, primeiro dia do evento, o painel de abertura será dedicado à conjuntura dos resíduos sólidos urbanos e às políticas públicas, considerando o aproveitamento desses materiais na fabricação de fertilizantes e a apresentação do Marco Legal para Produção de Fertilizantes de Matriz Orgânica e de Condicionadores de Solo.

Em seguida, no período da tarde, o segundo painel vai tratar da nova fronteira da produtividade. As palestras nesse painel vão apresentar resultados de pesquisas científicas, que demonstram a importância da adoção de estratégias para a construção ou recuperação da fertilidade dos solos, visando ganhos de eficiência nutricional e de melhoria da qualidade e da produtividade.

LEIA MAIS > Usina Cocal “vira o jogo” em seus processos de manutenção industrial usando tecnologias 4.0

No dia 09, a programação da manhã será retomada com o terceiro painel, dedicado a demonstrar os benefícios econômicos obtidos a partir da utilização de Fertilizantes de Matriz Orgânica.

No quarto painel do evento vai tratar dos aspectos do Plano Nacional de Fertilizantes relacionados às cadeias emergentes de insumos. O quinto painel encerrará o evento da Abisolo, colocando em pauta o potencial de mercado dos Fertilizantes de Matriz Orgânica.

Para acompanhar a agenda do I Fórum Abisolo de Fertilizantes de Matriz Orgânica e conhecer outros palestrantes, basta acessar o site do evento:  https://matrizorganica.abisolo.com.br/ . As inscrições pelo site estão encerradas, mas os interessados poderão se inscrever na recepção do evento.

Banner Revistas Mobile