JornalCana

Commodities agrícolas impulsionam agronegócio

As empresas brasileiras de agribusiness devem apresentar resultados sólidos neste trimestre, impulsionados pelos bons preços das commodities agrícolas, cuja alta não foi totalmente repassada aos custos de produção, de acordo com relatório do Itaú BBA. Segundo o documento, assinado pela analista Giovana Araújo, empresas como São Martinho e SLC Agrícola estão entre os destaques, com margens sustentadas e acima da média do setor. Já a Heringer deve apresentar resultado neutro em um trimestre sazonalmente fraco. Neste trimestre, a Cosan incluirá um mês de resultados da Raízen, já incorporando as sinergias das operações de distribuição de combustíveis da Esso com a Shell.

A visibilidade dos números consolidados da Cosan neste momento é pequena, mas sinergias maiores que o esperado devem acionar uma reação positiva do mercado. Segundo a analista, os preços mais altos de etanol e do açúcar praticamente anularam a queda nos volumes comercializados.

O primeiro trimestre da safra 2011/2012 para as empresas de açúcar e etanol listadas em bolsa foi marcado por queda na produção de cana e baixos rendimentos agroindustriais, o que comprometeu os volumes vendidos pela São Martinho e, em extensão menor, pela Cosan. O impacto negativo do menor volume comercializado na performance operacional das companhias deverá ser anulado por preços mais elevados de açúcar e etanol no trimestre.

Os preços do açúcar e do etanol anidro subiram cerca de 50% em relação a igual período do ano anterior, enquanto os preços do anidro atingiram patamar duas vezes maior que o verificado em 2010. O Itaú BBA trabalha com a expectativa de lucros consistentes no agribusiness brasileiro. A alta nos preços da soja e do milho elevará a margem da SLC Agrícola no trimestre.

Cerca de 50% da comercialização de soja da empresa acontecerão neste semestre, o que deverá compensar os atrasos registrados no trimestre anterior.

A performance operacional da companhia deverá ser impulsionada pela alocação de ativos biológicos na receita líquida, principalmente os de algodão e milho.

O documento também revela que a expectativa é de cenário mais positivo para os distribuidores de fertilizantes. As vendas para os produtores no Brasil registraram recuperação atípica durante o segundo trimestre, refletindo principalmente a antecipação das compras da safra de soja, cujo lucro foi impulsionado por forte alta nos preços globais.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram