JornalCana

Comitiva de produtores visita cooperativa modelo de Alagoas

img1588

Conhecer o funcionamento e o gerenciamento da Cooperativa de Agricultores de Pindorama, localizada em Alagoas, é o objetivo da visita conjunta do setor sucroenergético do NE, nesta quinta-feira (26/4). Entre os participantes estão: Francisco Siqueira de Lima Neto e o agrônomo da entidade, Luis Augusto de Lima Santos, da Asplan da PB; Paulo Leal, presidente da Feplana; Alexandre Lima, presidente da AFCP e da Unida; Gerson Leão, presidente do Sindicape; entre outros.

Eles integram uma comitiva formada por associações, autoridades governamentais, representantes de instituições financeiras e empreendedores do setor sucroenergético do Nordeste. “Essa visita será muito proveitosa para Asplan, visto que, iremos conhecer o funcionamento da produção da usina que vem crescendo a cada ano. Pindorama começou com uma produção de, aproximadamente, 200 mil toneladas de cana-de-açúcar e hoje atinge uma marca de um milhão de toneladas. Está é a primeira vez que vou a Pindorama e estou muito ansioso para conhecer as instalações da fábrica que é modelo de gestão cooperativada”, conta Neto.

O engenheiro da Asplan diz que ao conhecer o funcionamento da cooperativa, logo que possível, implantar na Paraíba.

img1589

Sobre a Cooperativa

Idealizada no ano de 1956, pelo suíço-francês René Bertholet. Pindorama foi criada com objetivo de gerar emprego e renda para as famílias da região, desenvolvendo a qualidade de vida das pessoas em uma comunidade auto-sustentável, diminuindo, com isso, o êxodo rural. Hoje, a cooperativa gera, cerca de 1800 empregos no campo e 300 na indústria – destes, 100 na usina. Localizada na região sul do Estado alagoano, Pindorama tem uma área de 32 mil hectares entre os municípios de Feliz Deserto, Penedo e Coruripe.

A usina Pindorama tem capacidade para produzir 10 mil sacas de açúcar por dia. Trata-se da primeira usina do Brasil, totalmente operada por computadores e comandada por pequenos produtores nos moldes cooperativistas, no qual todos os associados são acionistas da empresa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram