JornalCana

Comissão irá incentivar o uso de álcool

Foi criada segunda-feira, em Miami, na Flórida (EUA), a Comissão Interamericana do Etanol, cujo objetivo é incentivar o uso global de energias renováveis, como a do álcool de milho e da cana-de-açúcar.

O documento que regulamenta a comissão foi assinado pelo governador da Flórida, John Ellis “Jeb” Bush, pelo ex-ministro da Agricultura do Brasil e atual presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Roberto Rodrigues, e pelo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o colombiano Luis Alberto Moreno.

“A iniciativa é da mais alta relevância, porque, além de promover o uso de combustíveis renováveis, a comissão pode contribuir para eliminar as barreiras alfandegárias incidentes sobre o álcool brasileiro, além de abrir novos mercados para o combustível nacional”, disse Maurílio Biagi Filho, empresário do setor sucroalcooleiro que participou da comitiva brasileira que acaba de voltar de Miami.

Na semana passada, contudo, a Câmara dos Deputados e o Senado dos Estados Unidos decidiram prorrogar até janeiro de 2009 a cobrança da sobretaxa de 54 centavos de dólar por galão (3,8 litros) de etanol importado. O prazo de vigência do imposto deveria terminar em outubro de 2007. Os parlamentares norte-americanos não querem que o Brasil inunde o mercado dos EUA com etanol barato.

De todo modo, segundo Biagi, a iniciativa beneficia o Brasil, país que saiu na frente na produção de açúcar e álcool de cana e cujos custos de produção são os menores do planeta. De acordo com o empresário, a criação da comissão pode, ainda, facilitar a introdução da mistura de álcool na gasolina na Flórida, país governado pelo irmão do presidente dos EUA George Bush.

A idéia da criação da comissão é de Roberto Rodrigues, que há tempos é um dos grandes incentivadores da agroenergia. A partir de agora, a comissão fará estudos de demanda e consumo de álcool no mundo e desenvolverá pesquisas e estratégias para o desenvolvimento do mercado internacional do combustível.

Participaram da comitiva brasileira em Miami representantes da Petrobras, da Embrapa e da Unica, entre outras entidades e empresários. Também estiverem presentes ao evento de criação da comissão membros da família Fangul, os maiores produtores e refinadores de açúcar dos Estados Unidos. Os Fangul se preparam para produzir álcool de cana na República Dominicana.

Segundo Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool – órgão vinculado ao Ministério da Agricultura -, a produção mundial de álcool é de 50 bilhões de litros anuais. “Só o Brasil e os Estados Unidos respondem por 86% da produção global de álcool”, disse Carvalho, que também esteve em Miami. Daí a importância, especialmente para Brasil e EUA, da criação da comissão.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram