JornalCana

Comissão do Senado aprova relatório que inclui RenovaBio

Aval foi oficializado semana passada

Relatório da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), sobre a avaliação da política pública para energias renováveis e biocombustíveis, foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT).

A aprovação foi em 11/12/19, segundo a Agência Senado.

A política pública eleita pelo colegiado para ser analisada em 2019, da qual resultaram várias recomendações de aprimoramento ao governo federal.

Para a avaliação da política de energias renováveis, a senadora propôs que fossem realizadas duas audiências públicas, destaca a Agência Senado.

Uma delas foi sobre biocombustíveis — analisando o programa governamental RenovaBio — e a outra sobre produção de energia limpa.

Foram ouvidos cientistas e pesquisadores.

Expansão da produção

O RenovaBio objetiva expandir a produção e o uso de biocombustíveis na matriz energética nacional.

O objetivo é fomentar a previsibilidade da participação competitiva desses combustíveis no mercado nacional.

E auxiliar o Brasil a cumprir metas assumidas no Acordo de Paris para proteção climática.

Visando à melhoria dessa política, a comissão acolheu propostas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Também foram acolhidas propostas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), entre outras entidades.

Entre as sugestões acatadas para biocombustíveis estão a realização de pesquisas para o aprimoramento dos modelos, das bases de dados e das ferramentas de apoio ao RenovaBio.

Outra sugestões incluem o avanço na regulamentação e no incentivo à produção de novos biocombustíveis no mercado brasileiro.

Entra aí destaque para o diesel verde; a expansão da oferta de matérias-primas, especialmente oleaginosas, utilizadas na produção de biocombustíveis.

Outra sugestão é o aumento da produtividade das culturas energéticas, com redução de custos e produção sustentável; e a manutenção da competitividade dos biocombustíveis.

Leia também: 

Venda direta de etanol por usinas é vetada pelo TRF-5

Fontes renováveis

Para o desenvolvimento de fontes renováveis de energia elétrica, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) fez proposta que aponta a necessidade de modernização do setor elétrico e do aperfeiçoamento da governança de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

A EPE alertou também para a importância de uma melhor distribuição de recursos governamentais para pesquisa no setor, visto que há concentração em áreas como hidrelétricas, transmissão e distribuição.

Já a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) defendeu a necessidade de conferir maior confiabilidade ao sistema elétrico nacional para que haja crescimento robusto das fontes alternativas.

Com relação a essa proposta da Aneel, a senadora Kátia Abreu explicou que as energias renováveis e os biocombustíveis são energias que apresentam certo grau de risco, que podem faltar em determinados momentos.

A oferta de energia hídrica, por exemplo, de acordo com a relatora, pode ser reduzida por conta de crises hídricas; do mesmo modo, as energias eólica e solar podem faltar também por questões climáticas.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram