JornalCana

Comissão da Câmara aprova lei que promove biocombustível nos EUA

Reuters/Brasil Online

Por Tom Doggett

WASHINGTON (Reuters) – A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados dos EUA aprovou na quarta-feira um projeto que incentiva o desenvolvimento de biocombustíveis alternativos e cria a infra-estrutura para a distribuição.

A legislação exige que o governo realize pesquisas para produzir biocombustíveis alternativos viáveis, como uma gasolina que contenha 85 por cento de etanol, compatível com a atual infra-estrutura de armazenamento e distribuição do produto até os postos.

O governo deveria fazer pesquisas específicas sobre formas de prevenir ou limitar a corrosão dos tanques e dutos e o entupimento de filtros pelos novos combustíveis, além de mais emissões a partir de taxas de evaporação mais altas.

O projeto também orienta o governo a desenvolver tecnologias e métodos para uma medição barata, portátil e precisa da quantidade de enxofre nos combustíveis, especialmente em novos tipos de diesel, supostamente menos poluentes.

Tornar os combustíveis mais aceitáveis à atual infra-estrutura vai ajudar a reduzir a demanda por gasolina e deixar os Estados Unidos menos dependentes da importação de petróleo, segundo os autores do projeto.

“Se nosso país levar a sério a redução da nossa dependência do petróleo estrangeiro, precisamos levar a sério a mobilização da infra-estrutura necessária para distribuir e entregar combustíveis alternativos’, disse o deputado democrata Bart Gordon, presidente da comissão.

“Podemos fazer com que todos os biocombustíveis abasteçam cada carro da nossa nação; se a infra-estrutura não estiver em condições de deslocar os combustíveis para onde eles são necessários, então isso não nos servirá de nada’, disse Ralph Hall, líder republicano na comissão.

Gordon disse que o projeto deve ser votado no plenário da Câmara dentro de duas semanas.

Também na quarta-feira, o presidente George W. Bush promoveu seu plano de reduzir em 20 por cento a demanda norte-americana por gasolina ao longo da próxima década, aumentando para isso o uso do etanol e de outros combustíveis.

“É uma meta necessária para a nossa segurança nacional e segurança econômica’, disse Bush em discurso em Nova York sobre a economia dos EUA.

REUTERS ES

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/01/31/287642653.asp

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram