JornalCana

Comercializadoras de etanol ampliam negócios

As grandes empresas especializadas em comercializar etanol estão ampliando nesta safra sua base de clientes com usinas de pequeno porte. A SCA Trading, que responde por 18% do etanol negociado no Centro-Sul do país, inicia a temporada 2012/13 com três novos clientes, dois deles usinas pequenas. A Bioagência, que movimenta 10% do biocombustível da região, também incorporou em sua carteira, formada por 23 usinas, a destilaria Denusa, de Goiás, cuja moagem chega a 1,5 milhão de toneladas de cana.

“Em meio à concorrência com as gigantes, as usinas pequenas estão buscando parcerias para ganhar e se beneficiar de escalas”, diz o diretor da Bioagência, Tarcilo Rodrigues. Há pouco mais de dois anos, a comercializadora chegou a ter em sua carteira de clientes 30 usinas, com capacidade para processar entre 60 milhões e 62 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Com a queda da própria produção de etanol no Centro-Sul nos últimos dois anos – de 25 bilhões para 20 bilhões de litros – e com o forte movimento de consolidação de empresas ocorrido no mesmo período, a Bioagência perdeu alguns clientes de médio porte.

Entre eles, as duas usinas de São Paulo do grupo Cerradinho, que foram vendidas em 2011 para a trading Noble Group, que assumiu a comercialização do biocombustível. “O nosso share naquela época de expansão do setor foi de 12%. Agora estamos de volta aos 10%, participação que vem se mantendo há alguns anos”, diz Rodrigues.

Com o baixo crescimento esperado na colheita de cana para este ciclo 2012/13, não deixa de ser surpresa o menor avanço das comercializadoras. A expectativa da Bioagência, por exemplo, é negociar entre 1,9 bilhão e 2 bilhões de litros do biocombustível, bem próximo dos 1,9 bilhão de litros realizados no ciclo anterior, o 2011/12.

A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do país, prevê movimentar em 2012/13, 4,5 bilhões de litros do biocombustível, 7% mais que os 4,2 bilhões da safra 2011/12.

Já a SCA Trading, que representa 60 usinas com capacidade conjunta para moer 109 milhões de toneladas de cana, espera negociar neste ciclo 4 bilhões de litros de etanol, 4% acima dos 3,83 bilhões de 2011/12. “Todas as usinas querem produzir mais do que no ano passado, mas neste ano haverá pouco crescimento”, afirma o diretor da SCA Trading, Martinho Seitti Ono.

Juntas, Copersucar, SCA Trading e Bioagência comercializam etanol de indústrias que representam moagem de 250 milhões de toneladas de cana, metade da produção total do Centro-Sul, que representa 90% da produção nacional.

Entre as novas associadas da SCA Trading está uma usina do grupo Tonon, que tem como sócios a família de mesmo sobrenome e o fundo de private equity FIP Terra Viva, administrado pela DGF Investimentos. A un idade fica em Bocaina (SP) e processa 3,1 milhões de toneladas de cana e produz 125 milhões de litros de etanol.

Já as duas de pequeno porte são a Água Bonita (Tarumã-SP), que processa 1,5 milhão de toneladas e produz 50 milhões de litros de etanol, e a Destilaria Branco Peres (Adamantina-SP), com moagem de 1,3 milhão de toneladas e produção de 60 milhões de litros do biocombustível.

No total, as novas sócias da SCA Trading somam processamento de 6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produção de 235 milhões de litros do biocombustível.

O modelo de negociação de etanol por meio de comercializadoras existe há algum tempo, mas nos últimos anos ganhou força como alternativa ao forte movimento de consolidação tradicional – fusões e aquisições. “Vender etanol via empresas de comercialização ajuda a trazer mais equilíbrio de forças na negociação com o concentrado mercado de distribuição de combustíveis”, afirma o diretor da SCA Trading.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram