JornalCana

Começou nesta terça o Curso de Vasos de Pressão

Wellington Bernardes, de Ribeirão Preto,SP

CursoTeve início na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, o Curso de Vasos de Pressão, em Ribeirão Preto, SP. Realizado pela Sinatub em parceria com a ProCana Brasil, o curso tem como objetivo fornecer embasamento técnico para que os participantes possam projetar, elaborar especificações técnicas para compra de vasos de pressão, realizar manutenção através de PAR – Projeto de Alteração e Reparos, e inspecionar serviços.

Com duração de quatro dias e conteúdo programático composto por quatro módulos: Projeto de Vasos de Pressão: Pressão Interna; Projeto de Vasos de Pressão: Pressão Externa; Projeto de Vasos de Pressão: Aberturas, Bocais e Flanges; Legislação e Inspeção de Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações. A terceira edição do Curso de Vasos de Pressão trás para os participantes as recentes mudanças na NR-13, que ocorreram no início de maio.

São 25 participantes, a maioria oriunda do setor sucroenergético, que busca atualização sobre a NR-13, que estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e saúde dos trabalhadores. Para Luiz Claudio Pereira Silva, organizador do curso e diretor da Sinatub, o curso teve enorme aceitação pelas empresas sucroenergéticas, que enviaram seus gestores para reciclagem e capacitação, para transmitir aos colaboradores e prestadores de serviços as mudanças ocorridas na Norma Regulamentadora e cálculos de vaso de pressão, segundo a Norma ASME. “Há uma grande preocupação por parte das usinas pela reciclagem de seus profissionais. Os presentes neste curso possuem elevada experiência no assunto, o debate que ocorre dentro e fora de sala é elevado e engrandecedor, refletindo em melhorias na indústria de açúcar, etanol e energia”, afirma.

O engenheiro naval, formado pela Escola Politécnica da USP, Antônio Carlos Basso da Cunha Leal, tem grande experiência em processos industriais voltados aos ajustes de fluídos é o instrutor da terceira edição deste curso.  Antônio Carlos acredita que há carência de investimentos em vasos de pressão. ” Observo no setor sucroenergético uma desatualização nesta área, nas usinas há vasos muito antigos, fabricados em uma época em que não havia regulamentação”, explica. Para o engenheiro, a qualificação não pode parar na equipe da empresa, a reciclagem deve acontecer em sintonia com as novas tecnologias disponíveis no mercado. “Há um entrave nesta área, os fabricantes e fornecedores possuíam vasos de pressão de qualidade inferior, nossa expectativa é estimular, como já vem ocorrendo, a melhoria nos processos produtivos desta indústria, com a implementação de equipamentos mais atualizados e profissionais mais preparados”, conclui.

O supervisor de manutenção da Biosev, Daniel Cardoso, ressaltou a importância do curso para qualificar toda a equipe e a industria. “Voltaremos mais preparados para a empresa, com maiores conhecimentos sobre o tema para exigir dos nossos prestadores de serviços padronização às novas regulamentações”, explica.

O projetista da Goiasa, Paulo Santos, que já participou de outros eventos promovidos pela parceria Sinatub e ProCana Brasil, afirma que há demanda interna pela atualização da equipe. “Sabemos como o tema é importante, já não é o primeiro curso que realizo, a empresa percebe o retorno deste investimento em nós, que voltamos mais preparados em termos técnicos e com relatos de colegas de outras usinas que também estão na mesma área”, afirma.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram