JornalCana

Começam discussões sobre o Biodiesel

O Ministério de Minas e Energia deu início na última sexta-feira às discussões técnicas para estruturar o Programa Combustível Verde – Biodiesel, destinado a fazer parte da matriz energética brasileira em mistura com o óleo diesel, conforme revelou a ministra Dilma Rousseff, em seminário sobre o tema. As informações são da Agência Brasil.

Segundo ela, esse programa faz parte de uma política global do governo federal para o desenvolvimento sustentado, e ‘‘terá total prioridade’’ em sua gestão. Entre as possibilidades está a obtenção de energia a partir do óleo do girassol, soja e mamona.

Dilma salientou que, além do ‘‘grande potencial de riquezas alternativas na biomassa’’, o programa será desenvolvido em estreita colaboração com outros ministérios na implementação de ações que vão da diversificação de culturas à redução da importação de derivados de petróleo, além da criação de mais empregos no campo e consequente contribuição para fixar as populações rurais, também em terras inadequadas para a produção de alimentos.

Objetivos que levaram a ministra a destacar a ‘‘relação umbilical’’ do programa com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e fizeram o ministro Roberto Rodrigues participar do encontro.

Ele fez um breve histórico sobre a superprodução de açúcar, nas décadas de 60 e 70, que derrubaram os preços internacionais do produto, gerando duas crises para o produtor nacional no intervalo de 15 anos.

E foi justamente a partir daí que a procura de alternativas para o excesso de produção resultou no Proálcool, ‘‘um dos programas de maior êxito da tecnologia verde-amarela’’, no seu entender, apesar de percalços fortuitos.

Ele lembrou do fato para exemplificar que o dimensionamento da produção tem que ser levado em conta na hora de fixar parâmetros para o Programa Combustível Verde, para o qual antecipa condições para um ‘‘futuro promissor’’.

Rodrigues pediu desculpas à platéia pelo ‘‘excesso de triunfalismo’’, apesar do desafio que o Brasil tem pela frente, mas enfatizou que ‘‘nenhum outro país tem o nosso potencial de produção’’, e disse que surgia com o Biodiesel mais uma oportunidade de mostrar ao mundo a capacidade empreendedora do brasileiro.

Capacidade que, segundo ele, era demonstrada ali pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que viera lhe apresentar informações sobre a produção de óleo derivado da mamona, em seu Estado, e solicitar apoio oficial para ‘‘dar um empurrão’’ no aumento da cultura e nas pesquisas de laboratório para viabilizar o uso comercial do óleo de mamona na mistura com diesel. O governador tinha audiência previamente agendada com o ministro, e como o tema do encontro era oportuno, o ministro convidou-o para a abertura do seminário.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram