JornalCana

Combustível ecológico reduz emissões na Cenibra

A Cenibra consolidou uma nova rota de desenvolvimento sustentável a partir de uma mudança significativa na frota de máquinas florestais. Pioneira no setor de celulose do país, desde 2006, a empresa utiliza o biodiesel como combustível oficial para caminhões de transporte de madeira e de resíduos industriais, frota de ônibus para o transporte de empregados e máquinas como feller buncher, forwarder, clambunck, harvester, dentre outras; uma medida na qual o meio ambiente é o principal beneficiado.

O projeto é considerado sucesso absoluto pelos profissionais da área florestal. Em pouco mais de dois anos, a utilização do biodiesel por cerca de 400 veículos contribuiu para a redução de aproximadamente 3.100 toneladas/mês de CO2, que seriam emitidos no ar, já que não contêm enxofre em sua composição, além de não gerar nenhum problema técnico nos motores dos equipamentos. Em junho de 2006, a Petrobras ofereceu à Cenibra a opção de uso do B2 – mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo – em substituição ao diesel metropolitano.

Para isso, a empresa realizou um estudo sobre o uso desse combustível em motores de maior potência e que operam em regime de rotação e torque variado. Foram adquiridos 30.000 litros para avaliar tecnicamente, em um período de dois meses, sua aplicação nos motores dos tratores florestais, especialmente naqueles de injeção eletrônica. Com base nos resultados de campo, a conclusão foi a de que não haveria problemas nas máquinas a serem considerados até o índice de 20% de adição de biodiesel (B20).

A postura adotada pela Cenibra evidencia a preocupação ambiental da empresa, se antecipando em 18 meses em relação à Lei 11.097 de janeiro de 2008, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que exige a adição de 2% de biodiesel ao diesel. Além de usar um produto em consonância aos compromissos assumidos pela Cenibra com o FSC e Cerflor para a redução nos níveis de emissão de poluentes na frota de máquinas florestais.

Hoje, a empresa possui quatro unidades de abastecimentos, sendo uma na área interna da Fábrica, em Belo Oriente, uma no escritório da regional de Guanhães, uma no escritório da regional de Santa Bárbara e uma no escritório da regional de Cocais das Estrelas. A Petrobras fornece e entrega o combustível nestas unidades a um volume mensal de 1.300.000 litros de B2 por mês.

De forma a possibilitar um maior controle do consumo e distribuição, a Cenibra firmou com a empresa CTF, parceira da Petrobras, um contrato de controle total da frota, ou seja, um sistema que permite monitorar o consumo por hora trabalhada ou quilômetro rodado de cada veículo. A empresa avaliará o uso de misturas com maiores percentuais de biocombustível, um B10, por exemplo. Com o aval da ANP, a Cenibra, como grande consumidora do biodiesel, mostra que já está pronta para novos desafios.

Extraído a partir de diversas alternativas de matéria-prima, como mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras, a produção do biodiesel pode cooperar com o desenvolvimento econômico de diversas regiões do país, possibilitando a participação do agronegócio e da agricultura familiar.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram