JornalCana

Combustíveis dobram inflação de abril em SP

Puxada pela alta dos preços da gasolina e do etanol, a inflação na cidade de São Paulo dobrou de março para abril. Como o resultado do mês passado superou as expectativas, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) decidiu ampliar em meio ponto porcentual, de 5,5% para 6%, a estimativa de inflação apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) para este ano.

Em abril, o IPC da Fipe atingiu 0,70%, depois de ter subido 0,35% em março e registrado uma elevação de 0,39% em abril do ano passado. “Exceto o grupo educação, todos os outros registraram aceleração nos preços no último mês”, afirma o coordenador do IPC da Fipe, Antonio Comune. Isso significa que a alta de preços é generalizada. No mês passado, 59,57% dos preços que c ompõem o indicador subiram.

Apesar da disseminação da inflação, Comune ressalta o peso dos combustíveis no resultado do IPC de abril. A gasolina e o álcool combustível responderam por quase um terço (32%) da inflação do mês passado. O preço do álcool combustível subiu 10,36% em abril e o da gasolina aumentou 6,62%.

A disparada da cotação do etanol fez com que a relação entre os preços do etanol e da gasolina atingisse 80,80% em abril, o maior nível desde que esse indicador começou a ser calculado em 2003.

“A inflação deve arrefecer em maio”, prevê o economista. Ele sustenta essa previsão baseado na perspectiva de que a entrada da safra de cana-de-açúcar e de outros produtos agropecuários deve colocar água na fervura da inflação e a relação entre os preços do álcool e da gasolina deve recuar para algo entre 65% e 67% já neste mês.

Para maio, Comune projeta uma inflação de 0,40%. Essa também é a sua previsão de média mensal do IPC da Fipe para os demais mes es do ano. Em 12 meses até abril, o IPC da Fipe acumula alta de 6,39%, e no ano de 2,82%.

Alimentos. “Daqui para frente, o passo da inflação será determinado pelo comportamento dos preços dos alimentos”, diz o coordenador do IPC da Fipe. Segundo o economista, os alimentos devem dar uma trégua à inflação entre maio e agosto, exceto no caso feijão e do tomate, que são produtos com safras mais curtas. Como no ano passado a inflação atingiu níveis muito baixos entre maio e agosto, em razão do recuo dos preços dos alimentos, Comune acredita que essa trajetória possa se repetir neste ano.

Dados preliminares dos preços recebidos pelos produtores, apurados pelas Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, já indicam queda nas cotações de várias commodities agropecuárias nas últimas semanas, Esse recuo começou a ter impacto no varejo.

No IPC da Fipe, por exemplo, das 15 maiores quedas de preços em abril, 12 se referem a alimentos. O arroz, por exemplo, recuou 3,78 %; o tomate, 14,12%; a laranja, 7,93; a alcatra, 3,38% e o contrafilé, 2,83%.

De toda forma, Comune pondera que há várias incógnitas no desempenho da inflação nos próximos meses – como, por exemplo, o comportamento da China nas compras de commodities agrícolas e minerais, o que influencia diretamente as cotações desses produtos, e a evolução dos preços do petróleo.P

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram