JornalCana

Combustíveis de Alagoas estão entre os melhores

Em um marco quase inédito, os índices de Não-Conformidade (NC) dos combustíveis comercializados em Alagoas voltaram a zerar. É o que mostra o boletim de qualidade da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgado ontem, 20, e que se refere ao período de novembro de 2007 a janeiro de 2008.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sindicombustíveis-AL), Carlos Henrique Toledo, o resultado é atribuído ao retorno da Campanha Posto Nota 10, que monitora a qualidade dos combustíveis vendidos no Estado e combate a sonegação fiscal no setor.

De acordo com o relatório, a gasolina comum (C), o óleo diesel e o álcool etílico hidratado registraram NC de 0,0%. Os resultados colocam Alagoas entre os estados detentores dos melhores combustíveis do Brasil. O boletim de qualidade da ANP pode ser acessado através do site da própria agência: www.anp.gov.br.

“Em julho retomamos o monitoramento dos combustíveis, na certeza de que até outubro conseguiríamos reverter a posição dos índices de NC no Estado”, avaliou Toledo. De abril a junho de 2007, período antecedente ao programa, o índice de Não-Conformidade da gasolina alagoana foi de 6,1%, 3,4 pontos percentuais acima da média Brasil (2,7%).

Realizada de julho de 2002 a dezembro de 2006 pelo Sindicombustíveis-AL em parceria com a Sefaz/AL, a Campanha Posto Nota 10 já trouxe vários resultados positivos para Alagoas. Em quatro anos e meio, os índices de Não-Conformidade (NC) dos combustíveis no Estado só reduziram. Maior exemplo disto é a gasolina C, que no início do programa aparecia no boletim de qualidade da ANP com 31% de NC.

Outro dado importante é o recolhimento nos impostos fiscais do setor de combustíveis, que, segundo a Sefaz/AL, de 2002 a 2006, elevou a arrecadação dos cofres públicos estaduais em mais de R$ 17 milhões/mês. Em 2007, o programa foi realizado apenas pela classe revendedora de combustíveis. (Com Sindcombustíveis)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram