JornalCana

Com temperaturas superiores a 34oC na fermentação, leveduras rugosas representam desafio para maioria das usinas

Sem Título-2Pesquisa com 45 usinas, realizada pela MSBIO, demonstra uma realidade enfrentada pela maioria das usinas brasileiras que, devido às altas temperaturas no processo e nas dornas de fermentação, têm seu rendimento fermentativo reduzido em até 4%, além de aumento no consumo de antiespumantes e dispersantes, por conta do estressamento das leveduras presentes no processo as quais, originalmente lisas, transformam-se em rugosas.

Os números e experiências foram apresentadas na palestra “Fermentação de Alto Desempenho – Leveduras Lisas X Rugosas – Quebrando Paradigmas”, apresentada pela diretora técnica da MSBIO, Teresa Cristina Vieira Viana, no Curso de Processos e Fermentação realizado pela Sinatub Tecnologia, na última quinta-feira (22/10), em Ribeirão Preto (SP).

Com experiência de 27 anos em microbiologia em usinas das regiões nordeste e centro/sul, Teresa explicou as diferenças morfológicas entre a colônia de pseudomicélio (rugosa) e a colônia de levedura unicelular, comprovando que tratam-se de leveduras com o mesmo DNA.

Como solução, Teresa demonstrou através de cases e números de diversas usinas, a realidade da renovação das leveduras rugosas em lisas, recuperando o rendimento fermentativo e reduzindo custos com dispersantes e antiespumantes.

A empresa desenvolveu metodologia exclusiva que transforma leveduras rugosas presentes no processo da própria usina em lisas, para a partir daí iniciar o processo de seleção das leveduras mais resistentes, predominantes e produtivas, as quais são periodicamente reinjetadas no processo. Este procedimento cria a principal condição para a manutenção de um alto rendimento fermentativo durante toda a safra.

Além da palestra de Teresa Cristina, o Curso de Processos e Fermentação da Sinatub apresentou cases da BP Biocombustíveis, São Martinho, Tonon, Nardini, Pitangueiras e Itapecuru Bioenergia, e palestras técnicas dos especialistas Henrique Amorim, da Fermentec, Jaime Finguerut, do CTC.

O Painel de encerramento contou com a participação de representantes de usinas e grupos produtores apresentando a “Visão dos Executivos e Gestores de Usinas sobre Processos e Fermentação”.

O evento foi gravado em vídeo e será disponibilizado como Curso à Distância, para que os profissionais das usinas que não puderam estar presente tenham acesso ao valioso conteúdo das palestras/aulas.

Maiores informações com Josias Messias: 16 3512.4300 e josiasmessias@procana.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram