JornalCana

Com quase 200 usinas em safra, cenário de queda nos preços do etanol se consolida, diz Unica

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar – Unica acaba de afirmar por meio de uma nota, que o cenário de queda do etanol anidro e hidratado está cada vez mais consolidado. A entidade atribui esse quadro ao volume diário de moagem que se inicia nas usinas e que provoca o aumento da oferta de etanol e uma queda gradual de preços na usina. A semana deve fechar com quase 200 usinas iniciando a moagem, de um total de 335 na região Centro-Sul do país, de acordo com a Unica.

Para a entidade, além do aumento já observado no volume de etanol disponível no mercado, a demanda reduzida devido aos preços não-competitivos nas últimas semanas, deve forçar os preços para baixo na usina e resultar, eventualmente, em preços menores também na bomba.

O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, diz que o etanol funciona de acordo com as leis de mercado e os preços oscilam conforme os níveis de oferta e demanda. “A produção de etanol neste início de safra está priorizando o etanol anidro, que é misturado à gasolina. Como o consumo da gasolina subiu, é importante assegurar o fornecimento do anidro para a mistura. Conforme a produção crescer e os preços forem se normalizando, o proprietário do carro flex também deve voltar gradativamente a optar pelo etanol hidratado, que já estará sendo oferecido em volumes mais elevados,” explica.

De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq) da Universidade de São Paulo, o preço do etanol hidratado vendido pelas usinas para entrega em Paulínia fechou ontem em R$ 1,34 o litro, com queda de 10,4% em relação ao valor praticado uma semana atrás, que era de R$1,49.

A expectativa da Unica é de que os preços médios desta semana para o anidro e o hidratado, que devem ser anunciados pelo Cepea/Esalq no final do dia, devem registrar queda de 7 a 10%. A entidade também projeta que a oferta de etanol deve atingir 1 bilhão de litros em abril, sem considerar os 140 milhões de litros de etanol importados recentemente pelo setor sucroenergético, segundo a nota.

Rodrigues destaca que é importante constatar que houve um claro comprometimento do setor sucroenergético para que o consumidor não ficasse em nenhum momento sem produto, e de fato, em nenhum momento o produto faltou pois não houve registro de nenhuma situação de falta de etanol no mercado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram