JornalCana

Com novos espaços para pesquisa, IAC projeta cana do futuro

Os dois novos espaços utilizados para pesquisas do Centro de Cana do IAC de Ribeirão Preto – o Laboratório de Biotecnologia e a Câmara de Fotoperíodo, inaugurados na tarde de ontem, o instituto estará preparado para projetar a cana do futuro, a chamada cana energia com alto teor de fibras. “São ferramentas importantes para a eficiência e o avanço na área de melhoramento de plantas e para nos ajudar a projetar a cana do futuro, cana energia, com alto teor de fibras e atender a indústria em duas a três décadas”, afirma Marcos Landell, pesquisador e diretor do Centro de Cana do IAC.

O novo espaço do Laboratório de Biotecnologia de 550 m² possibilitará a ampliação de estudos, da capacitação de recursos humanos e de parcerias com o setor de produção. O Laboratório, construído com recursos do Governo do Estado e da FAPESP, abrange as áreas de sequenciamento de DNA, microscopia, diagnóstico molecular e expressão gênica.

De acordo com Landell, a Câmara traz uma novidade pois é a primeira do Brasil com essas características e vem possibilitar a simulação de florescimento em condições ótimas (da Bahia) e sincronizar o florescimento de variedades que nunca floresceriam juntas, que nunca poderiam ser cruzadas. “A partir de 2011, pretendemos trabalhar com tipos selvagens de cana, para produzir a cana biomassa que vai ser usada há 10, 15 anos na indústria. Vamos cruzar tipos bem diferentes que hoje não atende a usina atual, mas no futuro sim, canas com alto teor de fibras e maior produção de biomassa”, diz.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram