Mercado

Com mistura, Peru pode consumir 80 mi de litros de etanol de cana em 2012

O estudo “Peru Annual Biofuels”, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture – USDA), publicado em junho de 2011, prevê que em 2012 sejam consumidos cerca de 80 milhões de litros de etanol de cana no Peru. A província de Piura, na região norte do país, vai alavancar a produção já que é responsável por boa parte do biocombustível fabricado pelos peruanos, segundo a Unica. Mas toda expectativa se concretizará graças ao recente anúncio do governo peruano que determinou a mistura de 7,8% de etanol à gasolina. Postos de abastecimento localizados na cidade de Lima, capital do país, estão recebendo combustível misturado à gasolina.

Para Eduardo Leão de Sousa, diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a medida é fundamental para consolidar o mercado de biocombustíveis no continente Sul-Americano, já que proporciona economia de escala na produção e distribuição do etanol.

Segundo a Unica, a posição de liderança do Brasil como o maior produtor de etanol de cana do mundo que adota a mistura de até 25% de etanol à gasolina desde 1975, serviu de referência para que o Peru investisse em energias renováveis no setor automotivo. Outros países como Paraguai, Colômbia, Argentina e Bolívia seguem o mesmo caminho.

Banner Revistas Mobile